Skip to main content
André Jordan (1933-2024): “O golfe só me deu alegrias”

André Jordan (1933-2024): “O golfe só me deu alegrias”

|

Fundador da Quinta do Lago e do Belas Clube de Campo, renovador de Vilamoura, André Jordan era Membro Honorário da Federação Portuguesa de Golfe, um dos raros a receber tal distinção. O “pai do turismo português”, como o apelidavam, faleceu esta sexta-feira aos 90 anos.

“Deixa-nos um homem que tinha a capacidade de sonhar e concretizar. O legado de André Jordan é inigualável. À família, deixo um sentido abraço”, lamentou o presidente da FPG, Miguel Franco de Sousa.

“Homem de pensamento e de ação”, descreve o Turismo de Portugal na sua nota de pesar.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, diz que André Jordan será recordado pelo sector como um homem com “humor e mundo”.

“Fez muito pelo Algarve”, sublinhou o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Hélder Martins.

Foram inúmeras as homenagens com que André Jordan foi reconhecido ao longo da sua vida, mas foi especial aquela de que foi alvo por parte da FPG, quando esta lhe atribuiu, em 2007, o raro título de Membro Honorário da FPG.

“O reconhecimento dos nossos pares é a mais gratificante das distinções. Sempre tivemos uma excelente cooperação com a Federação, através das presidências de Tito Lagos, Visconde Pereira Machado, José Roquette, Mário Marques e agora com Manuel Agrellos”, disse na ocasião o empresário luso-brasileiro, nascido na Polónia em 1933.

“Devo dizer que ao longo da minha carreira de 60 anos, e que abrange uma grande variedade de atividades, o golfe foi a única que só me deu alegrias”, acrescentou. Mesmo que não tenha sido praticante da modalidade.

O carisma da Quinta do Lago permitiu-lhe sobreviver às vicissitudes do 25 de Abril de 1974 e tornar-se, nos anos 80, a grande referência do golfe no país, ao que não terá sido alheio o fato de ter recebido o Open de Portugal em várias ocasiões.

Mais tarde, André Jordan virá a ser o homem por detrás da transformação do golfe em Vilamoura, a contribuir para que o Algarve seja hoje um dos melhores e mais prestigiados destinos do mundo para a prática da modalidade.

É certo que já existiam em Vilamoura três campos de golfe, quando, em 1996, André Jordan assumiu as rédeas. Mas o trabalho de reabilitação dos mesmos e a criação de mais dois traçados revelaram-se fundamentais.

O Victoria Golf Course, da autoria do lendário Arnold Palmer (1929-2016) tem sido palco, desde 2007, do Portugal Masters, no calendário do DP World Tour.

Projeto iniciado na década de 90, o Belas Clube de Campo, comunidade residencial, tem no seu campo de golfe de 18 buracos, uma referência na Grande Lisboa.

A empresa hoje designada Grupo André Jordan foi iniciada pelo seu pai na década de 40, no Brasil.

A todos os seus familiares, filhos e netos, a FPG endereça as mais sentidas condolências.

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 10 de fevereiro de 2024

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados