Notícias

5º Torneio do Drive Tour juntou 111 jovens na Estela

No escalão de Sub-12 Masculinos, em que a prova foi reduzida a 27 buracos (tendo sido disputados apenas 9 no dia de ontem, devido ao intenso nevoeiro que prejudicou o normal desenrolar da jornada), a vitória coube a Henrique Ferreira da Costa (Miramar), com 112 pancadas (40+72, +4), uma pancada menos do que três outros competidores: Rodrigo Sousa Correia e Brooks Barker, ambos do Clube de Golfe de Vilamoura, e ainda Ethan Prybys Orton (Vila Sol), que foi o vencedor em “Medal Net”. No torneio anterior do Drive Tour, no Santo Estêvão Golfe, Henrique Ferreira da Costa tinha ficado na segunda posição, perdendo o “Playoff” disputado com Francisco Reis (Orizonte).

Nas Meninas a vitória foi para Francisca Ferreira da Costa, com 137 pancadas (50+87, +29). A jogadora de Miramar já tinha vencido as provas do Drive Tour disputadas no seu “home club” e no Ribagolfe. Eva Silva (Oporto) que liderava no final da primeira volta, venceu em “Medal Net”.

Nos Sub-14 Masculinos, João Maria Ivo de Carvalho (Miramar) arrecadou o título, com um total de 146 pancadas (74+72, +2), uma menos do que Gabriel Sardo (Oporto), que liderava no final do dia de ontem. Em “Medal Net” ganhou Pedro Ferreira (Quinta das Lágrimas).

Nas Raparigas, Amélia Gabin (Quinta do Lago) ganhou o seu terceiro torneio no Drive Tour, juntando esta vitória às anteriormente obtidas na Amendoeira e em Miramar. Terminou com quatro pancadas de vantagem em relação a Maria Francisca Salgado (Vale de Janelas). A algarvia somou 119 pancadas (40+79, +11). Em “Medal Net” a vencedora foi Elisa Garcez (Paredes).

Em Sub-16 Masculinos Tomás Afonso Araújo (Miramar) repetiu o triunfo que tinha obtido em Santo Estêvão. Mas o triunfo foi bem difícil, pois terminou com apenas menos uma pancada do que Miguel Pinheiro (Miramar), que fez uma grande recuperação no dia de hoje e somou 150 (80+70, +6). Tomás Afonso Araújo terminou com um agregado de 149 (73+76, +5). Diogo Marques Lopes venceu em “Medal Net”.

A prova de Sub-16 Femininos foi disputada em conjunto com a de Sub-18, dado que nos Sub-18 apenas se inscreveram duas jogadoras. No escalão etário mais baixo impôs-se a recém consagrada Campeã Nacional Absoluta Inês Belchior (Quinta do Perú), mas apenas após um Playoff em Morte Súbita, disputado com Francisca Rocha (Oporto), resolvido logo no primeiro buraco, o 18 do Estela Golf Club, com um “birdie”. Ambas terminaram os 36 buracos com 162 pancadas (+18). Foi o quarto título de Inês Belchior no Drive Tour, após os obtidos no Amendoeira Golf Resort, Oporto Golf Club e Santo Estêvão Golfe. Aline Marques (Cantanhede) recebeu o prémio destinado à vencedora “Net”.

Nos Sub-18 Femininos, com apenas duas participantes, Luciana Reis (Miramar) venceu em “Gross” e Carolina Moutinho Ribeiro (Miramar) em “Net”.

Nos Sub-18 Masculinos João Miguel Pereira (Aroeira) conseguiu a sua primeira vitória no “Drive Tour 2022”, depois de ter estado perto de vencer no Ribagolfe, perdendo então no segundo buraco de Playoff com Afonso da Costa Rodrigues (Miramar). Desta feita João Miguel Pereira impôs-se ao nortenho por três pancadas, totalizando 151 (79+72, +7), enquanto o golfista de Miramar, que venceu em “Medal Net”, fez 154 (80+74, +10).

Finalmente, no torneio de Sub-24, não pontuável para o “ranking” do “Drive Tour” (neste escalão não é atribuído o título de Campeão Nacional), Miguel Azevedo Cardoso foi o melhor dos três atletas do Oporto Golf Club que ocuparam as posições cimeiras. Fez 154 pancadas (79+75, +10), menos uma do que Ricardo Garcia e menos quatro do que Vasco Carreira Alves, que liderava a prova no final da primeira volta. Dado tratar-se de uma prova mista, com a participação de três senhoras, refira-se que entre elas a melhor foi Diana Pacheco (Paredes). Em “Medal Net” o prémio foi para José Simão Oliveira (Ponte de Lima).

A próxima prova do “Drive Tour 2022” realiza-se na Quinta do Vale, em 8 e 9 de Outubro.

A Final Nacional do Campeonato Nacional de Jovens, com a presença dos jogadores com melhor pontuação nos Rankings do Drive Tour, tem lugar no Montado, nos dias 12 e 13 de Novembro.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 28 de agosto de 2022

Fotografia © Octávio Passos / Federação Portuguesa de Golfe