XV Aberto Sul-Americano – Dupla portuguesa abre na primeira metade da tabela
Pedro Lencart e Sara Gouveia são os representantes da seleção nacional que iniciaram quarta-feira a sua participação no XV South American Amateur Championship, no Club de Golf Sports Francés, em Santiago do Chile.
O campeão nacional amador português de 2016 e 2018 marcou um resultado inaugural de 74 pancadas, 2 acima do Par 72, ocupando um lugar entre os 33.ºs, numa prova masculina que conta com 85 concorrentes.
Quanto a Sara Gouveia, assinalou 78 (+6) e está no lote das 26.ªs, entre 58 participantes femininas.
Na edição de 2018, no Martindale Country Club, Argentina, Pedro Lencart partiu para a última volta empatado em 2.º, mas finalizou com um 75 que o relegou para 12.º a fechar, mantendo-se assim o 10.º lugar de Vítor Lopes, em 2015, como a melhor marca portuguesa de sempre no evento.
Em homens, a liderança é repartida pelos chilenos Benjamin Saiz-Wenz e Carlos Bustos e o argentino Juan Noba, um trio com 66. O colombiano Nicolas Escobar é 4.º, com 67. A abrir, apenas 18 jogadores conseguiram bater o Par do campo.
Em senhoras, a paraguaia Giovanna Fernandez é a líder com 68 pancadas, tendo havido apenas cinco atletas a jogarem abaixo do Par.
Pontuável para o Ranking Mundial Amador, este Aberto Sul-Americano é sancionado pelo Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews e conta com o apoio do Ministério do Desporto chileno.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Lisboa, 9 de janeiro de 2020
Fotografias © Federação Portuguesa de Golfe