![V Open de Portugal de Pitch & Putt – Pedro Mendes, 16 anos, campeão na edição mais forte de sempre](/wp-content/themes/yootheme/cache/2a/Campeao-Pedro-Mendes_Open_PP-2af225a7.jpeg)
V Open de Portugal de Pitch & Putt – Pedro Mendes, 16 anos, campeão na edição mais forte de sempre
Pedro Mendes foi o sensacional vencedor do fortíssimo V Open de Portugal de Pitch & Putt, que decorreu no seu ‘home club’ do Paredes Golfe Clube. Russo Stepan Surzhik foi vice-campeão no desempate com Tomás Ribeiro, também de Paredes.
Pedro Afonso Mendes foi o vencedor absoluto do 5.º Open de Portugal de Pitch & Putt, no Paredes Golfe Clube. A jogar em casa, o jovem paredense de 16 anos impôs-se na edição mais forte de sempre, entre 76 concorrentes. O mais novo campeão da prova prova foi o espanhol Tomas Artiga, com 15 anos, em 2016.
Numa prova reduzida de três a duas voltas devido ao mau tempo de sábado, Pedro Mendes totalizou 103 pancadas (52-51), 5 abaixo do Par 54, vencendo com duas de vantagem sobre o seu companheiro de clube Tomás Ribeiro (53-52) e o russo Stepan Surzhik (55-50), que ficou com o título de vice-campeão no desempate pela última melhor volta.
“Foi uma grande experiência, e estou muito satisfeito por ganhar apenas na minha segunda participação no Open”, afirmou o campeão. “Era uma prova forte e consegui ganhar alguns pontos para subir lugares no ranking mundial. Desde o início que acreditei que podia vencer, e claro que jogar em casa ajudou. Choveu muito no sábado, os ‘greens’ ficaram ensopados e também calcados, pelo que estavam irregulares, mas consegui dar a volta a isso para obter a vitória mais importante da minha carreira.”
Além de Stepan Surzhik, houve mais uma russa em evidência, Ekaterina Karaseva, que venceu a prova de senhoras sendo 9.ª na geral com 112 (58-54), +4, empatada com o espanhol Bernabe Alonso.
Pela primeira vez, a Rússia esteve representada numa competição internacional de P&P. Os dois jogadores foram acompanhados do diretor de P&P da Federação Russa de Golfe, Denis S. Zherebko, que quer começar a apostar nesta variante.
Hugo Espírito Santo, da Quinta das Lágrimas, que era o bicampeão em título e é o n.º 3 mundial da especialidade, terminou em 5.º, com 106 (52-54), -2. O espanhol José Fernandez foi 4.º, com 105 (52-53), -3.
Os premiados do V Open de Portugal de Pitch & Putt foram os seguintes:
Geral
1.º Geral – Pedro Mendes (Paredes GC)
2.º Geral – Stepan Surzhik /Rússia)
3.º Geral – Tomás Ribeiro (Paredes GC)
Categorias
1.º Júnior – Afonso Moreira (Paredes GC)
1.º Mid-Amateur – José Fernandez (Espanha)
1.º Sénior – Bernabé Alonso (Espanha)
1.ª Senhora – Ekaterina Karaseva (Rússia)
1.º Handicap até 3 – Hugo Espírito Santo (Quinta das Lágrimas)
1.º Handicap até 10 – Peter Henry (Internacional)
1.º Handicap até 21 – Afonso Barbosa (Espanha)
1.º Handicap até 36 – Anton Gomez (Espanha)
*Os prémios não eram acumuláveis
Fotografia de Pedro Mendes © Octávio Passos/GolfTattoo/FPG
Gabinete de Imprensa da FPG
Lisboa, 22 de setembro de 2019