
Tomás Melo Gouveia no top 20 após duas voltas em Fancourt
No final das duas primeiras voltas do “NTT DATA Pro Am” do HotelPlanner Tour (ex-Challenge Tour), Tomás Melo Gouveia está entre os 20ºs classificados. O Campeão Nacional Absoluto Pedro Figueiredo ocupa a 37ª posição “ex aqueo”.
Este torneio é o quarto e derradeiro do HotelPlanner Tour a ter lugar na África do Sul, integrando também o calendário do Sunshine Tour (circuito profissional sul-africano). É jogado em George, no Fancourt Golf Estate, com os 156 profissionais a serem repartidos nos três primeiros dias pelos percursos “Montagu”, “Outeniqua” e o mundialmente conhecido “The Links” – por muitos considerado o melhor percurso do continente Africano -, todos desenhados por Gary Player.
No dia de ontem as fortes chuvas obrigaram a uma interrupção da jornada no início da manhã. A paragem durou cerca de cinco horas e impediu que a maioria dos jogadores concluíssem a volta.
Foi o que aconteceu com os dois atletas portugueses presentes.
Tomás Melo Gouveia, que estava a competir no “Montagu”, completou 12 buracos, fazendo até aí um resultado de três pancadas abaixo do PAR. A volta foi reiniciada às 6h45 de hoje e o golfista nacional melhorou o seu “score” em uma pancada, graças a “birdies” no 13 e 15 e um “bogey” no 18.
Pedro Figueiredo, que começou pelo “The Links”, viu a sua “performance” de ontem interrompida a meio. No final dos “Front Nine” ia -4 e terminou com 67 pancadas (-6), com “birdies” nos dois últimos buracos.
Na segunda volta, que se iniciou esta manhã uma hora após a conclusão dos primeiros 18 buracos, Tomás Melo Gouveia voltou a fazer uma boa exibição, desta feita no “Outeniqua”. Entregou um cartão com 69 pancadas (-3), começando de forma espetacular, com “birdie” no 1 e “eagle” no 2. Até final, voltou a ganhar uma bancada ao campo nos buracos 15 e 17, mas anotou “bogeys” no 5 e no 8. Com um resultado agregado de 137 pancadas (-7) está no grupo dos 20ºs classificados, juntamente com mais 16 jogadores.
Quanto a Pedro Figueiredo, que hoje jogou no “Montagu”, fez PAR do campo, com três “birdies” e outros tantos “bogeys”. Com 139 pancadas (-6), faz parte do lote dos 37ºs classificados, com mais 11 competidores.
Amanhã Tomás Melo Gouveia atua no “The Links” e Pedro Figueiredo no “Outenique”.
A prova é liderada pelo sul-africano Wilco Nienaber, com 126 pancadas (-19).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 14 de Fevereiro de 2025
Fotografia © Tomás Melo Gouveia