
Taça da Federação – BPI avança nas eliminatórias
Já são conhecidos os encontros relativos aos quartos-de-final da competição masculina da Taça da Federação – BPI e também os das meias-finais da feminina, no campo de Ribagolfe Oaks, em Benavente. Com as eliminações de Diogo Pinto Rocha e Vasco Alves e a ausência de Ana da Costa Rodrigues, é já certo que haverá vencedores inéditos neste ‘major’ amador nacional.
Neste sábado realizou-se o primeiro de três dias da fase de ‘match play’, sendo que nos Homens eram 32 jogadores apurados das duas voltas da fase de ‘stroke play’ (por pancadas), agora reduzidos a oito depois de se terem jogado os 16 avos-de-final, de manhã, e os oitavos-de-final, de tarde.
Em Senhoras eram oito para os quartos-de-final e ficaram quatro para as “meias”.
Os jogos dos quartos-de-final masculinos são os seguintes, por ordem de saída, a partir das 9h00: Hugo Camelo (Miramar) vs. Bernardo Costa Pinheiro (Miramar); António Mendes (JuveGolfe) vs. Ricardo Garcia (Oporto); António Teixeira e Costa (Aroeira) vs. Afonso Rui Oliveira (CGD); e João Miguel Pereira (Aroeira) vs. Pedro Santos Pereira (Aroeira).
Com três jogadores nos últimos oito, a Aroeira é o clube mais bem representado na terceira ronda de eliminatórias.
Da parte da tarde disputam-se as meias-finais.
António Mendes foi uma das principais figuras do dia, já que começou por bater o detentor da Taça, Diogo Pinto Rocha (Miramar), por 1 up, e depois saiu por cima face a Duarte Gonçalves (Miramar), em novo encontro que se prolongou até ao 18, neste caso com o resultado favorável de 2 up. Agora cabe-lhe medir forças com Ricardo Garcia, finalista da Taça em 2019 e 2020.
António Teixeira e Costa, por sua vez, deixou pelo caminho, nos “oitavos”, Vasco Alves (Oporto), vencedor da Taça em 2019 e finalista em 2018.
Foi também nos “oitavos” que Hugo Camelo derrotou José Miguel Franco de Sousa (Estoril), que na véspera havia ganho, pelo segundo ano consecutivo, a fase de stroke play da Taça.
Nas meias-finais femininas, o primeiro match, com início às 9h36, conta com um duelo entre duas atletas de Miramar: Francisca Ferreira da Costa vs. Luciana Reis; no segundo, defrontam-se Francisca Rocha (Oporto) e Amélia Gabin (Assoc. Quinta do Lago).
Francisca Ferreira da Costa protagonizou a maior surpresa dos quartos-de-final, batendo a primeira cabeça de série, Rafaela Pinto (Quinta do Peru), por 5&4.
No segundo encontro, Luciana Reis derrotou Teresa Alves (Oporto) no buraco 18, por 1 up.
No terceiro, Francisca Rocha levou a melhor sobre Carolina Gaspar (Belas), por 7&6.
E no quarto Amélia Gabin, como Luciana Reis, impôs-se a Marta Lampreia (Levante) no último buraco regulamentar, por 1 up.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 7 de outubro de 2023
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe