Stephen Ferreira termina em 35º no DP World Tour
Stephen Ferreira voltou a jogar abaixo do Par do campo na quarta volta do “MyGolfLife Open hosted by Pecanwood”, entregando um cartão com 70 pancadas, o que lhe garantiu a 35ª posição final neste torneio sul-africano do DP World Tour e um prémio de quase 8.500 euros.
Stephen Ferreira teve uma volta que poderia ter sido excecional, dado que fez nada menos do que sete “birdies”. Todavia, acabou por assinar um cartão com somente duas pancadas abaixo do PAR do campo…
Isto porque, depois de ter começado com um “birdie”, fez um “quádruplo-bogey” no buraco 2 do Pecanwood Golf & Country Club, em Hartbeespoort, na África do Sul. Este buraco, de PAR 4, já lhe tinha corrido mal na volta inicial, quando aí marcou 7.
Todavia, Stephen Ferreira reagiu bem e não voltou a perder qualquer pancada para o campo até ao buraco 16 (onde fez “bogey”), logrando pelo caminho “birdies” nos buracos 7, 9, 10, 12 e 15. O português nascido no Zimbabwe obteve ainda mais um “birdie”, no buraco 17, completando os “Back Nine” em 33 pancadas, três abaixo do PAR do campo.
As 70 pancadas finais permitiram-lhe uma subida de seis lugares na classificação, terminando na 35ª posição com 276 pancadas (70+68+68+70), 12 abaixo do PAR, empatado com mais 11 jogadores. O português de 30 anos arrecadou um prémio monetário de 8.464€.
Recorde-se que o outro golfista português participante neste evento do DP World Tour (ex-European Tour), Ricardo Melo Gouveia, desistiu da competição após ter jogado nove buracos na primeira volta, por se ter ressentido da lesão no ombro direito que está a tentar debelar desde há algum tempo.
A vitória na prova coube ao espanhol Pablo Larrazábal, que se impôs num “Play-Off” a três, disputado igualmente pelo seu compatriota Adri Arnaus e pelo inglês Jordan Smith.
No final dos 72 buracos estes jogadores totalizavam 266 pancadas (22 abaixo do PAR), graças a resultados no dia de hoje de 65 (-7) do inglês e de 67 (-5) por parte de ambos os espanhóis.
O primeiro buraco do desempate foi o 18 (PAR 4), em que Adri Arnaus foi eliminado, depois de fazer um “bogey”, enquanto Larrazábal e Smith empataram o buraco, com “birdie”.
O 18 voltou a ser jogado e no “mano-a-mano” foi Pablo Larrazábal quem se impôs, voltando a conseguir um “birdie”, enquanto Jordan Smith fez “bogey”.
O espanhol, de 38 anos, conseguiu assim a sua sexta vitória no DP World Tour, subiu da 24ª para a 9ª posição do “ranking” respetivo e recebeu um cheque de 231.765€.
O sul-africano Hennie du Plessis, que arrancou para a quarta volta com uma vantagem de duas pancadas em relação a um conjunto de quatro jogadores, hoje teve uma prestação medíocre, em que apenas fez o PAR do campo, terminando na 6ª posição “ex-aqueo”.
O próximo torneio do DP World Tour joga-se também na África do Sul, na próxima semana. É o “Steyn City Championship”, que tem lugar no The Club at Steyn City, em Joanesburgo, e que distribuiu igualmente um total de 1.500.000 dólares em prémios monetários.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 13 de março de 2022
Fotografia © Stephen Ferreira