
Sofia Sá faz história no Ladies European Tour
Sofia Barroso Sá concluiu o “Tenerife Women’s Open” entre as 30ªs classificadas. É o melhor resultado de sempre de uma golfista portuguesa no Ladies European Tour, principal Circuito Profissional Europeu.
A atleta nacional fez hoje a sua pior volta da semana, entregando um cartão com 75 pancadas (+3) e concluiu a prova com um resultado agregado de 290 (70+73+72+75, +2), o que se traduziu numa queda da tabela classificativa, do grupo das 24ªs para o das 30ªs.
Mesmo assim, Sofia Barroso Sá correspondeu plenamente ao convite que lhe foi endereçado pela FPG, conseguindo aquele que é o melhor resultado final numa prova do LET por parte de uma jogadora portuguesa. Bateu o recorde da profissional Susana Ribeiro, que em 2019 ficou em 32º lugar no “Open de España”, e suplantou o “score” da Amadora Inês Belchior, que em Fevereiro deste ano ficou em 62ª na “Lalla Merium Cup”, disputada em Rabat (Marrocos).
Em breve Sofia Sá terá nova oportunidade de testar as suas capacidades atuais no Ladies European Tour, dado que irá participar entre 20 e 22 deste mês no “Tipsport Czech Ladies Open”, na Chéquia, novamente a convite da FPG.
A prova foi ganha pela checa Sara Kouskova, com 279 pancadas (-9), terminando com uma pancada de vantagem em relação à alemã Helen Briem.
Foi a segunda vitória consecutiva de Kouskova no LET, depois de ter ganho há duas semanas o “Jabra Ladies Open”, em Evian (França).
Com este título conquistado no Abama Golf de Tenerife, que lhe rendeu um prémio monetário de 75.000 euros, a representante da Chéquia subiu até à segunda posição da Ordem de Mérito do LET, que é liderada pela inglesa Mimi Rhodes.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 8 de Junho de 2025
Fotografia © Sofia Barroso Sá