Skip to main content
Sofia Sá e Hugo Santos dão o mote no primeiro dia do Nacional Absoluto KIA

Sofia Sá e Hugo Santos dão o mote no primeiro dia do Nacional Absoluto KIA

O Campeonato Nacional Absoluto KIA começou hoje na Quinta do Perú Golf & Country Club, em Azeitão, com um total de 122 participantes. A amadora Sofia Sá (Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago) e o profissional Hugo Santos são os líderes aos 18 buracos nas provas feminina e masculina.

 
Em Homens, os irmãos profissionais Hugo e Ricardo Santos estiveram em destaque. O primeiro comanda com 68 (-4) pancadas, o segundo reparte a vice-liderança com o também profissional Tiago Cruz, ambos com 69 (-3).

A prova masculina conta 101 participantes e, para já, são profissionais os três que ocupam os lugares de pódio.

Hugo Santos começou em grande estilo, fazendo birdies nos dois primeiros buracos. Fez mais dois nos restantes 16, sem perder qualquer pancada para o Par.

Ricardo Santos, jogador do DP World Tour, fez nada menos do que 7 birdies, mas também 2 bogeys e 1 duplo bogey.

Quanto a Tiago Cruz, mostrou-se em alto nível nos segundos 9 buracos, concluídos com 32 (-4), com 4 birdies e 5 pares.

Além do título absoluto, o Campeonato consagra os campeões nacionais de amadores e de profissionais.

Entre os amadores, os melhores neste arranque são do Clube de Golfe de Vilamoura: Bruno Vicente e Tomas Mician estão empatados no quarto lugar com o profissional Tomás Silva, num trio que marcou 70 (-2).

O sétimo lugar pertence ao dinamarquês Emil Bundgaard (Estoril), com 71 (-1), a completar o lote de jogadores que bateu o Par 72 na abertura.

No oitavo posto surge o campeão nacional amador em título, Pedro Silva (Miramar), com 72 (Par), empatado com Rodrigo Santos (Tavira), Afonso Rui Oliveira (CGD) e os profissionais João Ramos e Henrique Paulino.

Pedro Lencart, campeão nacional absoluto e de profissionais em 2022, não está presente para defender o título, uma vez que esteve a competir na Alemanha para o Pro Golf Tour.

Amanhã (quinta-feira) as saídas para a segunda volta decorrem, como hoje, entre as 9h00 e as 14h50, sempre a partir do buraco 1.

Sofia Sá lidera no arranque em Senhoras

Sofia Sá (Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago) assumiu o comando inaugural na prova feminina, com a vantagem mínima sobre a detentora do título Inês Belchior (Tavira).

Nesta primeira jornada, Sofia Sá foi, com 72 (Par) pancadas, a única das 21 participantes que não perdeu para o campo.

Embora não tenha começado da melhor forma, já que fez 2 bogeys nos primeiros 4 buracos, a atleta que representa nos EUA as Horned Frogs da Texas Christian University esteve em excelente plano no resto do percurso, marcando 2 birdies e 12 pares.

Inês Belchior, do Tavira, vencedora em 2022 na Aroeira, é a sua mais direta perseguidora, com 73 (+1) pancadas, seguida de um trio empatado no terceiro lugar com 75 (+3), constituído por Leonor Medeiros (Quinta do Perú), Constança Mendonça (Aroeira) e Francisca Rocha (Oporto).

Sara Rolita Melo (Quinta do Perú) é sexta com 76 (+4).

No sétimo lugar estão três jogadoras com 80 (+8): Marta Lampreia (Levante), Rafaela Pinto (Quinta do Perú) e Matilde Leal Gouveia (Santo da Serra).

A segunda volta inicia-se quinta-feira às 7h30 com o grupo de Sofia Sá, Inês Belchior e Leonor Medeiros. As saídas decorrem até às 8h30.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 19 de julho de 2023

Fotografia © Rodrigo Gatinho / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados