Skip to main content
Sofia Paiva e Gonçalo Costa sagram-se campeões nacionais de mid-amateur

Sofia Paiva e Gonçalo Costa sagram-se campeões nacionais de mid-amateur

Gonçalo Costa (Lisbon SC) e Sofia Paiva (CG Estoril) foram os vencedores no Campeonato Nacional de Mid-Amateur – BPI 2025, que se realizou este fim-de-semana no campo de Praia D’El Rey, em Óbidos. Ricardo Soares (Oporto) e Maria Margarida Sampaio (Vila Sol) foram os vice-campeões.

O torneio, destinado a jogadoras e jogadores com um mínimo de 25 anos, contou com 70 na prova masculina e 14 na feminina.

Em Homens, Gonçalo Costa (73-75) e Ricardo Soares (75-73), do Oporto GC, terminaram empatados na frente com 148 (+2) após as duas voltas regulamentares.

Gonçalo viria a vencer depois com o Par no segundo buraco do ‘play-off’, no buraco 9 (par 4).

Luís Alberto Martins (75-74), Belas CC, ficou em terceiro, com 149 (+3), a uma pancada de se lhes juntar no desempate.

Para Gonçalo Costa, antigo internacional da seleção nacional, de 29 anos, este foi o primeiro Campeonato Nacional de Mid-Amateur – BPI que concluiu – e logo com o triunfo. Isto, face a Ricardo Soares, também ex-internacional e campeão nacional amador absoluto em 2001.

Gonçalo Costa tinha feito a sua estreia no seu home club em 2023, mas teve de desistir após a primeira volta com lesão numa mão. O ano passado não jogou.

Agora, sucede na lista dos vencedores ao seu companheiro de clube Luís Costa Macedo, que o ano passado ganhara no Atlântico Championship do Penha Longa Resort, em Sintra.

Na prova feminina estava tudo em aberto para a volta de domingo, com as primeiras 7 classificadas separadas do topo por um máximo de três pancadas.

Mas Sofia Paiva – que partilhava o comando aos 18 buracos com Ana Basílio (ACP Golfe), ambas com 81 (+8) – destacou-se hoje com um fantástico 72 (-1) a fechar, naquele que foi de longe o melhor resultado não só do dia como do torneio.

Somando 153 (+7) a estorilista revalidou o título conquistado em 2024. Terminou com 12 pancadas de vantagem sobre Ann de Jongh (82-83), do Floresta Parque.

Não sendo Ann de Jongh portuguesa, o título de vice-campeã nacional foi para a terceira classificada, Maria Margarida Sampaio (Vila Sol), com 167 (82-85).

Sofia Paiva recebeu também o prémio de medal net em Senhoras.

Kim Breivik (Vale de Janelas) foi o primeiro medal net em Homens.

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 22 de Junho de 2025

Fotografia © Fernando Correia / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados