Seleção nacional mista de sub-14 compete na Evian Juniors Cup
A seleção nacional mista de sub-14 anos – com Maria Francisca Santos (Oporto GC), Margarida Pinto (CG Miramar), Gaspard Maes (CG Miramar) e Santiago Dias (Oporto GC) – está a competir em França na 18.ª edição do The Amundi Evian Juniors Cup.
Trata-se de um dos mais importantes eventos mundiais para este escalão etário, que todos os anos se joga no campo de Par 71 do Evian Resort Golf Club, em Evian-les-Bains, França.
Em 2024 o vencedor da prova individual masculina foi o português Martim Johansen, do CG Vilamoura, com Portugal a terminar em 10.º colectivamente.
Hoje, na Taça das Nações, Portugal concluiu a primeira volta no 14.º lugar, entre os 20 países participantes. Em stroke play, contando os três melhores resultados diários de cada quarteto, a equipa das quinas totalizou 245 pancadas, 32 acima do Par.
Não estava fácil para ninguém, e até os EUA, que lideram, jogaram acima do Par, com 215 (+2). Japão e Coreia do Sul partilham o quarto lugar com 217 (+4).
Individualmente, num total de 80 jogadores (40 na prova masculina e outros 40 na feminina), Santiago Dias fez 79 pancadas (+8) e encontra-se no grupo dos 19.ºs classificados, a uma pancadas dos 14.ºs. Gaspard Maes marcou 82 (+11) e está em 31.º.
A liderança é repartida pelo finlandês Valtteri Lindroos e o francês Jayson Piermont, ambos com 71.
No torneio feminino, Margarida Pinto assinalou 84 (+13) e está entre as 24.ªs. Maria Francisca Santos fez 94 (+23).
Comanda a sul-coreana Seoah Kim com 69 pancadas (-2).
Os jovens atletas portugueses estão acompanhados da treinadora Patrícia Brito e Cunha.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 14 de Setembro de 2025
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe