
Seleção nacional em bom plano no arranque da 110.ª Copa de S.M. El Rey
João Pereira e Konstantin Mikirtumov marcaram hoje 72 pancadas (Par) na primeira volta de stroke play da 110.ª Copa de S.M. El Rey, integrando assim o top-20 inaugural entre os 120 participantes no Real Club de Golf Guadalhorce, em Campanillas, Málaga.
João Pereira (Aroeira) e Konstantin Mikirtumov (Estoril) integram o quarteto da seleção nacional que compete naquele que é o Campeonato Internacional Amador de Espanha em Homens.
Sob a orientação do treinador Gonçalo Pinto, a equipa fica completa com Diogo Rocha e Bernardo Pinheiro, ambos de Miramar.
João e Konstantin integram o grupo dos 19.ºs na abertura, após um dia em que apenas 18 jogadores bateram o Par do campo.
Na mesma posição está o inglês Eliot Baker, recente vencedor do 95.º Internacional de Portugal, na Penina.
João Pereira foi 22.º na edição passada da Copa de S.M. El Rey, que se jogou no Club de Golf Alcanada, em Palma de Maiorca.
Então, chuva e ventos fortes tinham forçado a mudança do formato de jogo para quatro voltas de ‘stroke play’, com um cut aos 36 buracos para os 64 primeiros e empatados.
Bernardo Pinheiro marcou 75 (+3) e está nos 57.ºs, no limite do cut provisório, que ficará definido no final da volta de amanhã, para os 64 primeiros.
Os apurados irão jogar a partir de quinta-feira a fase de match play, a eliminar.
Diogo Rocha fez 81 (+9) e encontra-se nos 107.ºs.
O neerlandês Thijmen Batens é o primeiro com 65 (-7), seguido do espanhol Jorge Sanchez com 67 (-5).
Esta é a primeira edição da Copa de S.M. El Rey com 64 (e não 32) a qualificarem-se para o match play. Nesse sentido os Internacionais de Espanha, em Senhoras e Homens, passou de cinco para seis dias de duração, até sábado.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 25 de Fevereiro de 2025
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe