Notícias

Sebastian Friedrichsen vence o 91st Portuguese International Amateur Championship

Já os portugueses Pedro Cruz Silva, Pedro Clare Neves e João Miguel Pereira não tiveram uma 4.ª e última volta como ambicionavam. Não deixa por isso de ser um Internacional Amador de Portugal marcado de forma positiva pela participação destes 3 jogadores da Seleção Nacional no conjunto dos 4 dias de competição no traçado do Montado Golf Resort.

Caracterizado por um calor intenso e o regresso do vento, este último dia, que por si só já antevia uma intensa batalha pelo título de campeão do Internacional Amador de Portugal, veio a confirmar-se como “impróprio para cardíacos”, não fosse a vitória de Sebastian Friedrichsen consumada com um chip-in no 1.º buraco de play-off.

Marco Florioli, vice-campeão do Internacional Amador de Portugal que hoje registou uma volta de 71 (-1) pancadas e que à entrada para o buraco 17 tinha 2 pancadas de vantagem para Friedrichsen, foi surpreendido na reta final por este, que ao terminar a sua volta com uma sequência de birdie-birdie, o convocou para um playoff que se revelaria fatal. Drama e glória que marcam definitivamente esta 91ª edição.

Quanto à Seleção Nacional, representada neste último dia por Pedro Cruz Silva, Pedro Clare Neves e João Miguel Pereira, teve ao longo destes 4 dias de competição uma prestação francamente positiva, onde 3 dos 7 convocados passaram o CUT.

Quando olhamos para o passado recente onde ganharam 2 portugueses, Vitor Londot Lopes (2018) e Daniel da Costa Rodrigues (2019), e tivemos um vice-campeão, Pedro Lencart Silva, no ano passado, naturalmente esperava-se mais. Contudo, é sempre positivo ter 3 jogadores a passar o CUT, com resultados abaixo do PAR do campo, numa competição com a qualidade deste Internacional Amador português.

Nesta edição, Pedro Cruz Silva, que terminou na 20.º posição empatado com o dinamarquês August Høst, confirmou-se como o melhor português em campo. Depois de hoje ter iniciado a sua última volta com um eagle no buraco 2 e terminar com uma pancada acima do PAR, fechou a sua participação com um agregado de 285 (-3) pancadas.

Com um agregado de 290 (+2) pancadas, e em 38.º lugar, terminou Pedro Clare Neves que, com o resultado alcançado, muito provavelmente entrará no TOP 1.000 do WAGR. Como curiosidade, Pedro, que hoje fez uma volta de 75 (+3) pancadas, acabou empatado com o alemão Tiger Christensen, que no 1.º dia de competição coliderava com um grupo de 5 jogadores.

Já João Miguel Pereira, não obstante a sua volta de hoje de 83 (+11) pancadas, só pode sentir-se orgulhoso da sua excelente participação junto de alguns dos melhores golfistas mundiais da actualidade. Recordamos que João Miguel, jogador sub-18 da seleção nacional, aos 45 buracos deste internacional, chegou a estar na 3.ª posição da tabela classificativa, o que por si só é revelador da sua qualidade. Foi seguramente uma excelente experiência para este jovem jogador que tem muito para dar ao golfe nacional.

O 3.º português melhor classificado fechou assim a sua participação no 91st Portuguese International Amateur Championship no 46.º lugar, com um agregado de 298 (+10) pancadas.

O selecionador nacional, Nelson Ribeiro, que comandou a armada portuguesa no Montado Golf Resort, em declarações ao gabinete de comunicação da Federação Portuguesa de Golfe, afirmou: “Não cumprimos com as expetativas que tínhamos à entrada para este Internacional Amador de Portugal. No entanto, há alguns valores individuais que surgiram esta semana e que irão contribuir, certamente, para criar um sistema de referências nos seus clubes e nos seus escalões etários.” E, concluiu, “Tal, tenderá a criar um efeito positivo de contágio entre os seus pares.”

Não obstante o interregno forçado pela pandemia que vivemos, as boas indicações por parte dos jogadores da Seleção Nacional, nestes 4 dias de competição, são evidentes, prevendo-se a continuação de uma boa época desportiva, que, em boa verdade, só recentemente começou para os jogadores portugueses.

 

Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 21 de maio de 2021

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe