Skip to main content
Ricardo Melo Gouveia em 78º na Escócia

Ricardo Melo Gouveia em 78º na Escócia

|

Numa das provas emblemáticas do DP World Tour, o “Alfred Dunhill Links Championship”, Ricardo Melo Gouveia cumpriu hoje a primeira volta em Carnoustie e fez 70 pancadas (-2), estando no grupo dos 78ºs classificados.

O “Alfred Dunhill Links Championship” é uma competição que aglutina o que de melhor existe em termos de campos de golfe escoceses, juntando um vasto lote de jogadores do circuito europeu – 168 na edição deste ano – e distribuindo-os nas três voltas iniciais pelos campos anfitriões da competição: o Old Course de St. Andrews, Carnoustie e Kingsbarns. O “cut” é feito no final do terceiro dia, com os melhores a disputarem a volta decisiva em St. Andrews.
Ao único português presente no torneio deste ano, Ricardo Melo Gouveia, calhou em sorteio começar pelo famoso (e difícil) campo de Carnoustie. Após um início complicado, com “bogeys” nos buracos 1 e 5, o golfista luso reagiu muito bem e alinhou nada menos do que seis “birdies” entre os buracos 7 e 14, com uma sequência de quatro consecutivos, entre o 9 e o 12. Todavia, dois “bogeys” nos três últimos buracos – mais concretamente, no 16 e no 18 – impediram que o seu resultado fosse ainda melhor. Mesmo assim, bateu o PAR do campo por duas pancadas, estando por agora integrado no grupo dos 78ºs classificados, juntamente com mais 28 jogadores.

Amanhã Ricardo Melo Gouveia joga em Kingsbarnes, a partir das 8h40, na mesma formação do sueco Marcus Kinhult.

No final do primeiro dia há a curiosidade de os três primeiros lugares da classificação serem ocupados por golfistas franceses – Romain Langasque com 61 pancadas (-11), Frederic Lacroix com 62 (-10) e Antoine Rozner com 63 (-9), este último empatado na terceira posição com o dinamarquês Niklas Nørgaard Møller. Na primeira volta Langasque e Rozner jogaram no Old Course, enquanto os outros dois jogadores dos lugares do pódio atuaram em Kingsbarnes. Entre os 24 primeiros, apenas dois estiveram no percurso de Carnoustie, o que abre boas perspetivas relativamente a uma eventual subida na classificação do mais velho dos irmãos Melo Gouveia durante as próximas voltas.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 29 de setembro de 2022

Fotografia © Pedro Salado / Golffile

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados