Ricardo Melo Gouveia é o melhor golfista luso no Challenge Tour de Itália
O “Italian Challenge Open”, que hoje se iniciou em Viterbo, conta com a presença de quatro Profissionais portugueses. Após a primeira volta o mais bem classificado é Ricardo Melo Gouveia, que ocupa a 53ª posição “ex-aqueo”, depois de ter marcado 71 pancadas (-1). Seguem-se o seu irmão Tomás e ainda Tomás Bessa e Vítor Lopes.
Depois de na semana passada ter sido eliminado após os primeiros 36 buracos no “Le Vaudreille Golf Challenge”, realizado nos arredores de Rouen (França), Ricardo Melo Gouveia começou a sua participação no torneio que tem lugar no “Golfe Nazionale” de Viterbo de forma bem mais positiva, com uma volta de 71 pancadas (uma abaixo do PAR do campo) em que fez nada menos de seis “birdies”, mas em que também registou cinco “bogeys”.
Nesta altura o mais velho dos irmãos Melo Gouveia está no lote de 53ºs classificados.
O seu irmão Tomás, que ao terminar na semana passada na 10ª posição “ex-aqueo” garantiu automaticamente a presença nesta competição, teve um mau arranque – saindo do “tee” 10, marcou três “bogeys”, um “duplo bogey” e apenas um “birdie” nos “Back Nine”. Mas nos “Front Nine”, que foram os seus derradeiros nove buracos, não perdeu qualquer pancada para o campo e marcou três “birdies” (nos buracos 1, 7 e 8). Está entre os 87º classificados, com 73 pancadas (+1).
Tomás Guimarães Bessa completou a sua volta em 74 pancadas e Vítor Londot Lopes fez 75, estando respetivamente nas 102ª e 118ª posições.
O inglês Ashley Chesters está no topo da tabela classificativa, com 65 pancadas (-7), uma menos do que os quatro jogadores que repartem a segunda posição.
Amanhã Tomás Bessa arranca para a segunda volta às 8h50 locais (7h50 em Portugal Continental) e Vítor Lopes inicia a volta dez minutos depois. Os irmãos Melo Gouveia vão atuar da parte da tarde – Tomás sai às 13h20 e Ricardo às 13h30.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 6 de julho de 2023
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia