
Ricardo Melo Gouveia conquista na China sétimo título do Challenge Tour
Graças a uma espetacular volta final de 67 pancadas (-5), Ricardo Melo Gouveia sagrou-se campeão do “Hainan Open”. A vitória na competição chinesa foi a sétima que obteve no Challenge Tour e valeu-lhe um prémio de 75.847,68€. O seu irmão Tomás ficou entre os 23ºs classificados.
A participação de Ricardo Melo Gouveia no torneio disputado no Danzhou Ancient Saltern Golf Club, na ilha de Hainan, na China, foi de uma regularidade excecional, permitindo-lhe manter a terceira posição após os três primeiros dias de competição. Esta madrugada, na derradeira volta, repetiu as 67 pancadas (cinco abaixo do PAR) que tinha feito na ronda inicial, somando seis “birdies” e um único “bogey”.
Com o agregado de 272 pancadas (67+68+70+67, -16) arrecadou o título com uma vantagem de três pancadas relativamente ao suíço Joel Girrbach e de quatro “shots” face ao quarteto constituído pelos ingleses Steven Brown (líder após a terceira volta) e Will Enefer, o italiano Francesco Laporta e o Amador chinês Wenyi Ding.
Com este triunfo Ricardo Melo Gouveia ascendeu quinze posições na Ordem de Mérito do Challenge Tour, indo apresentar-se na primeira semana de Novembro na “Rolex Challenge Tour Grand Final supported by the R&A” (prova de encerramento do circuito, disputada no Club de Golf Alcanada, na ilha de Maiorca, em Espanha) colocado na décima posição.
“Esta volta foi uma das mais difíceis do ano. Os derradeiros buracos eram jogados contra o vento e estou muito satisfeito porque joguei-os muito bem” (terminou a volta com “birdie”-“PAR”-“birdie”-“PAR”). “Esta é uma vitória muito importante para mim”, referiu Ricardo Melo Gouveia ao website do Challenge Tour.
Este foi o sétimo título de Ricardo Melo Gouveia no Challenge Tour e o segundo desta temporada, depois de ter ganho em Abril o “Abu Dhabi Challenge”. Anteriormente tinha sido Campeão no “EMV Golf Challenge Open”, em 2014; no “Agean Airlines Challenge Tour by Harti Resort” e no “NBO Golf Classic Grand Final” de 2015; e ainda no “Italian Challenge” e no “Made in Esberg Challenge presented by FREJA & TotalEnergies”, ambos em 2021. Este triunfo permitiu-lhe igualar o inglês Warren Bennett na segunda posição dos golfistas com mais títulos no circuito, a apenas uma vitória do recordista, o também inglês Iain Pyman.
Quanto a Tomás Melo Gouveia, fez uma derradeira volta de 71 pancadas (-1), depois de quatro “birdies” e três “bogeys”, terminando com um agregado de 281 pancadas (73+68+69, +71, -7), subindo três lugares na classificação até ao 23º posto, que dividiu com mais cinco jogadores. Recebeu um prémio monetário de 4.408,65€ e subiu uma posição no ranking “Road to Mallorca”, até à 62ª posição.
Tomás não irá estar na “Grand Final”, reservada apenas aos 45 primeiros da Ordem de Mérito. A prova maiorquina irá atribuir aos vinte primeiros classificados o cartão do DP World Tour para a temporada de 2024.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 16 de outubro de 2023
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia