Euram Bank Open – Ricardo Melo Gouveia com pé direito na Áustria
Volta inaugural de 67 (-3) no Euram Bank Open e um lugar no top-25, entre os 144 concorrentes. Já Pedro Figueiredo marcou 71 (+1) estando nos 99.ºs. É a segunda prova na retoma do Challenge Tour e European Tour, em “dual ranking”.
Mesmo tendo falhado o cut na última semana no Austrian Open, Ricardo Melo Gouveia já dera bons sinais ao concluir essa prova no Diamond Country Clube, em Atzenbrugg, perto de Viena, com três birdies nos últimos seis buracos de jogo.
Esse “momentum” transportou-o hoje para uma excelente primeira volta de 67 pancadas no Euroam Bank Open, 3 abaixo do Par 70 do Golf Club Adamstal, em Ramstau, também na Áustria. O que lhe dá um lugar a abrir nos 24.ºs classificados, entre os 144 participantes iniciais.
Melo Gouveia – que nos seus primeiros tempos como profissional conquistou três provas do Challenge Tour sendo n.º 1 do circuito em 2015 antes de entrar no European Tour – assinalou 4 birdies (buracos 3, 4, 9 e 17 ) contra apenas 1 bogey (10).
Está a jogar num grupo com o dinamarquês Mark Hastrup (70) e o francês Gregory Bourdy (69), este o vencedor do Estoril Open de Portugal em 2008, no palco de Oitavos Dunes, em Cascais.
Apenas 4 pancadas o separam da dupla de líderes, composta pelo australiano Deyen Lawson e o checo Stanilav Matus, ambos com 63 (-7).
O segundo português em prova, Pedro Figueiredo, com 2 birdies e 3 bogeys, marcou 71 (+1), estando entre 99.ºs, duas pancadas fora do cut provisório (-1). Que podem ser recuperadas nesta sexta-feira.
Um dos parceiros de “Figgy” nestas duas primeiras voltas, o sueco Anton Carlsson, fez 66 (-4). O outro é o italiano Francesco Laporta (71).
Após a paragem pela pandemia em Março, estas duas provas na Áustria assinalam o recomeço das temporadas no European Tour e no satélite do Challenge Tour, em provas co-sancionadas para ambos os calendários e dotadas com €500 mil euros em prémios.
A seguir, já na próxima semana, inicia-se o UK Swing, uma série de cinco torneios seguidos no European Tour, dotadas com €1 milhão de euros de prize-money. Onde competem Pedro Figueiredo e Ricardo Santos.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 15 de julho de 2020
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia