Ricardo Melo Gouveia 8º classificado no “Barbasol Championship”
Completando a derradeira volta do “Barbasol Championship 2022” com 70 pancadas (-2), Ricardo Melo Gouveia terminou no oitavo lugar “ex-aqueo”, recebendo um prémio de 100.825 dólares. A partir de quinta-feira vai voltar a atuar numa prova do PGA Tour, disputando na Califórnia o “Barracuda Championship”.
Adaptando-se muito bem às circunstâncias de jogo, seriamente afetadas pelas condições atmosféricas adversas que perturbaram dois dos quatro dias do “Barbasol Championship 2022”, Ricardo Melo Gouveia esteve em excelente plano na competição do PGA Tour, circuito a que regressou seis anos após a sua estreia – que aconteceu no “Arnold Palmer Invitational” de 2016, em que não conseguiu passar o “cut”.
No dia de ontem o “número um” português teve de jogar um total de 33 buracos, dado que de manhã bem cedo teve de se apresentar no “tee” 4, para completar a terceira volta, em que acabou por fazer 72 pancadas (“PAR” do campo). Às 12h40 locais (17h40 em Portugal Continental), escassos trinta minutos após ter entregado o cartão relativo à terceira volta, iniciou os derradeiros 18 buracos integrado na mesma formação, que contava igualmente com os norte-americanos Trey Mullinax e Kevin Streelman.
Os seus primeiros nove buracos estiveram abaixo do nível até aí demonstrado, registando sete “PAR” e dois “bogeys” (nos buracos 4 e 6). Os “Back Nine” foram bem melhores, com destaque para o “Eagle” no buraco 11, para além de dois “birdies” consecutivos, no 15 e 16.
As 70 pancadas finais deixaram-no na oitava posição da classificação, empatado com os norte-americanos Sean O’Hair e Justin Lower, o dinamarquês Marcus Helligkilde e o alemão Matti Schmid.
O resultado final foi de 271 pancadas (64+65+72+70, -17) e valeu-lhe um “prize-money” de 100.825 dólares (cerca de 99.740 euros).
A vitória no torneio foi discutida até ao último buraco pelos parceiros de formação de Ricardo Melo Gouveia. No 18, Trey Mullinax e Kevin Streelman realizaram excelentes “approaches”. Mullinax foi o primeiro a “patar” e fez “birdie”, enquanto Streelman não conseguiu melhor do que “PAR”. Desta forma, Trey Mullinax venceu o torneio, com um total de 263 pancadas (65+65+67+66, -25), concretizando a sua primeira vitória no PGA Tour e arrecadando 660.000 dólares. A vitória no “Barbasol Championship” garantiu ainda ao norte-americano a presença na 150ª edição do The Open, estreando-se no mais antigo dos “Majors” no palco mais carismático, o Old Course de St. Andrews.
Ricardo Melo Gouveia vai manter-se por terras norte-americanas, pois está prevista a sua participação em mais um torneio do PGA Tour – o “Barracuda Championship”, que se inicia na quinta-feira no Tahoe Mr. Club, em Truckee (California).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 11 de julho de 2022
Fotografia © Ricardo Melo Gouveia