Quinta do Vale recebe 6º torneio do Drive Tour
O sexto e derradeiro torneio do Drive Tour antes da Grande Final Nacional decorre este fim-de-semana na Quinta do Vale, contando com a participação de 90 jogadores nas quatro categorias etárias.
Com provas nos escalões de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, o Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens tem o seu derradeiro torneio de apuramento na Quinta do Vale, onde 90 atletas – 69 masculinos e 21 femininos – competem pelo apuramento para a Final Nacional, que se realiza a 4 e 5 de Novembro no Montado. Aí irão ficar definidos os Campeões Nacionais nos quatro escalões etários.
Além desta prova, realizaram-se ao longo do ano torneios na Penina (Janeiro), Oporto (Março), Ribagolfe (Maio), Santo Estêvão (Julho) e Estela (Agosto).
No escalão Sub-12 Femininos, a líder no final da primeira volta é Carlota Burcio Macias (ACP Golfe), que marcou 84 pancadas (+12). Segue-se Maria Francisca Santos (Miramar), a duas pancadas de distância.
Nos Rapazes do mesmo escalão os resultados foram muito equilibrados, encontrando-se os quatro primeiros classificados separados por apenas três pancadas. O líder é Gaspard Maes (Miramar), com 80 pancadas (+8), seguindo-se Rodrigo Sousa Correia (Vilamoura), com 81 (+9); Santiago Dias (Miramar), com 82 (+10); e João Balixa, igualmente de Miramar, com 83 (+11).
Em Sub-14 Femininos, Amélia Gabin (Quinta do Lago) foi a melhor no dia de hoje e bateu inclusive o PAR do campo, entregando um cartão com 71 pancadas (-1), o resultado mais baixo registado entre os 90 participantes. A segunda posição é ocupada por Francisca Salgado (Vale de Janelas), com 75 (+3).
Nos Rapazes deste escalão Guilherme Grabner Moreira (Oporto) – que arrecadou o título no torneio anterior, na Estela – tem vantagem considerável no topo da classificação. O jogador nortenho entregou um cartão com 72 pancadas (PAR do campo), enquanto os mais diretos perseguidores, Martim Pinto Johansen (Vilamoura) e Francisco Reis (Orizonte), fizeram voltas de 78 (+6) e 80 (+8), respetivamente.
No escalão de Sub-16 Femininos estão a competir oito atletas, acrescidas de Luciana Reis (Miramar), recém-vencedora da Taça da FPG, que foi a única golfista a inscrever-se no escalão de Sub-18. Foi precisamente a golfista nortenha que obteve o melhor resultao, entregando um cartão com 75 pancadas (+3). Entre as Sub-16, a melhor foi Inês Belchior, campeã Sub-16 em título e ex-Campeã Nacional Absoluta, que marcou 76 pancadas (+4). Segue-se Rafaela Pinto (Quinta do Perú), com 79 (+7).
Nos Rapazes Sub-16 comanda Diogo Rocha (Miramar) – que ganhou a prova da Estela -, com 72 pancadas (PAR). Rodrigo Marques Santos (Tavira) está no segundo lugar, com 75 pancadas (+3), enquanto o terceiro posto é repartido por Leonardo Tilly Alves (Estoril) e Afonso Rui Oliveira (CGD), com 76.
Nos Sub-18 Masculinos Pedro Santos Pereira (Aroeira) – vencedor na segunda-feira, no Ribagolfe Oaks, da Taça da Federação Portuguesa de Golfe – e Miguel Silveira (Miramar) estão empatados na liderança, após terem feito 72 pancadas (PAR do campo). A duas pancadas de distância encontram-se António Teixeira e Costa (Aroeira), José Miguel Franco de Sousa (Estoril) e António Mendes (JuveGolfe).
A segunda volta realiza-se amanhã, com as saídas a terem lugar a partir das 7h40.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 14 de outubro de 2023
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe