Quinta do Vale definiu finalistas do Drive Tour
Concluído o sexto e derradeiro torneio do Drive Tour, realizado neste fim-de-semana na Quinta do Vale, estão definidos os participantes na Grande Final Nacional de 4 e 5 de Novembro, no Montado, que irá consagrar os novos Campeões Nacionais nos escalões de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.
No escalão Sub-12 Femininos, Carlota Burcio Macias (ACP Golfe) confirmou a posição de liderança, mas venceu a prova impondo-se pela margem mínima a Maria Francisca Santos (Miramar) – que recebeu o troféu de “Medal Net” -, enquanto Camila Pazos (igualmente de Miramar) ficou a duas pancadas de distância.
Nos Rapazes do escalão Sub-12 manteve-se o equilíbrio da primeira volta, com Gaspard Maes (Miramar) a conseguir defender com sucesso a liderança conquistada ontem, terminando com 156 pancadas (+12), uma menos do que Santiago Dias, também de Miramar, e Rodrigo Sousa Correia (Vilamoura). Miguel Silva (Amendoeira) recebeu o troféu da classificação “Medal Net”.
Em Sub-14 Femininos, Francisca Salgado (Vale de Janelas) ultrapassou Amélia Gabin (Quinta do Lago) fazendo uma volta espetacular de 71 pancadas, enquanto a algarvia marcou 77. Houve assim duas pancadas a separar as duas primeiras classificadas. Em “Net” venceu Eva Silva (Oporto).
Nos Rapazes deste escalão Guilherme Grabner Moreira (Oporto) venceu com seis pancadas menos do que Martim Pinto Johansen (Vilamoura) e menos oito do que João Alvim (Miramar). Em “Net” o melhor foi Jaime Burcio Macias (ACP).
Competindo no escalão de Sub-16 Femininos, a Sub-18 Luciana Reis (Miramar) sagrou-se Campeã no seu escalão com um agregado de 148 pancadas (75+73, +4). Dado que foi a melhor das nove participantes no torneio misto Sub-18/Sub-16, somou o máximo de pontos para o ranking do seu escalão.
Nos Sub-16 Inês Belchior voltou a ser a melhor, arrecadando o quinto título do ano no Drive Tour. Com voltas de 76 e 74, deixou Rafaela Pinto, da Quinta do Perú (que venceu em “Medal Net”), a sete pancadas.
Nos Rapazes Sub-16 Diogo Rocha (Miramar) – que já tinha ganho a prova anterior, na Estela – impôs-se com duas pancadas de vantagem relativamente a Oliver Smith (Quinta do Lago) e Rodrigo Marques Santos (Tavira). O prémio “Net” foi para Leonardo Tilly Alves (Estoril).
Nos Sub-18 Masculinos António Teixeira e Costa (Aroeira) teve uma excelente recuperação, entregando um cartão com 70 pancadas (-2), conseguindo dessa forma ultrapassar o seu colega de clube Pedro Santos Pereira e Miguel Silveira (Miramar), que lideravam após a volta de ontem e terminaram na terceira posição, a três pancadas do vencedor e com uma mais do que o segundo classificado, José Miguel Franco de Sousa (Estoril). Na classificação “Net” o melhor foi igualmente António Teixeira e Costa, mas dado não haver acumulação de prémios, o troféu foi entregue a Miguel Silveira, que desempatou com Pedro Santos Pereira por ter um hcp exato mais baixo (+0,3 e 0, respetivamente).
Concluídos os seis torneios de apuramento para a Grande Final Nacional, que tem lugar no Montado a 4 e 5 de Novembro, foram os seguintes os campeões dos vários escalões ao longo do ano:
Sub-12 Femininos – Carlota Burcio Macias (2), Camila Pazos (3) e Maria Francisca Santos.
Sub-12 Masculinos – Rodrigo Sousa Pereira, Santiago Dias (3), Ethan Prybys Orten e Gaspard Maes.
Sub-14 Femininos – Amélia Gabin (3), Francisca Salgado (2) e Francisca Pereira da Costa.
Sub-14 Masculinos – Francisco Reis, Brooks Barker, Guilherme Grabner Moreira (3) e João Alvim.
Sub-16 Femininos – Inês Belchior (5) e Rafaela Pinto.
Sub-16 Masculinos – Afonso Rui Oliveira, Tomás Afonso Araújo, Bernardo Tito Martins, Rodrigo Marques Santos e Diogo Rocha (2).
Sub-18 Femininos – Constança Mendonça, Francisca Rocha, Ana da Costa Rodrigues (3) e Luciana Reis.
Sub-18 Masculinos – Afonso da Costa Rodrigues (2), Miguel Silveira (2), Alexander Amey e António Teixeira e Costa.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 15 de outubro de 2023
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe