Pedro Figueiredo em bom plano no Old Course de St. Andrews
Pedro Figueiredo entrou com o pé direito no Alfred Dunhill Links Championship. Em prova do DP World Tour que se joga em rotação por três campos na Escócia e que inclui um Pro-Am paralelo, o português fez 67 (-5) pancadas no Old Course St. Andrews e está no lote dos 23.ºs classificados.
Naquele que é o mais mítico dos campos de golfe do mundo, “Figgy” assinalou 7 birdies contra 2 bogeys na abertura. Tendo começado do buraco 10, concluiu os primeiros 9 buracos com 35 (-1), com 3 birdies e 2 bogeys. Nos segundos 9 brilhou a grande altura perfazendo 32 (-4) com 4 birdies e 5 Pares.
Amanhã, sexta-feira, o único português presente nesta prova dotada com 5 milhões de dólares em prémios (4,7 milhões de euros) joga no Carnoustie Golf Links, e no sábado é no Kingsbarns Golf Links. Todos os percursos são de Par 72.
O cut será feito aos 54 buracos, para os 60 primeiros e empatados, entre os 168 concorrentes iniciais (são agora 167 dada a desistência do sueco Joakim Lagergren). A quarta e última ronda joga-se unicamente no Old Course.
Aos 18 buracos o cut está provisoriamente fixado em -2.
No topo, com 64 (-8) pancadas, há um trio de líderes composto pelo norte-americano Peter Uihlein (Carnoustie), o espanhol Adri Arnaus (Kingsbarns) e o sueco Sebastian Söderberg (Carnoustie).
O Pro-Am desenrola-se em simultâneo e com equipas de dois jogadores, havendo entre os amadores vários celebridades. Neste caso, só as melhores 20 duplas aos 54 buracos seguem em frente para a jornada final de domingo.
Pedro Figueiredo forma parceria com o empresário Jeremy Ord e está entre os 55.ºs, com 65 (-7).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 5 de outubro de 2023
Fotografia © Pedro Figueiredo