Oporto e Miramar consagram repetentes no Drive Tour
Disputado nos percursos do C. G. Miramar (Sub-14) e no Oporto G.C. (restantes escalões), o segundo torneio do “Drive Tour” de 2024 consagrou oito campeões, entre eles Martim Pinto Johansen, Inês Belchior e Luciana Reis, que já tinham vencido na Penina.
Nos Sub-14 (único escalão cuja prova teve lugar em Miramar) a prova de Meninas foi dominada por Margarida Alves, que terminara a volta inicial com duas pancadas de vantagem em relação à concorrência e acabou por vencer por uma margem de cinco, com Camila Pazos na segunda posição. Ambas são atletas do C.G. Miramar.
Na prova Masculina do mesmo escalão, Martim Pinto Johansen (Vilamoura) já estava na frente após a jornada de ontem e hoje confirmou o favoritismo, repetindo o êxito obtido em Janeiro na Penina. Hoje conseguiu uma volta de 69 pancadas (-1) e um agregado de 141 (+1), deixando o segundo classificado, Henrique Ferreira da Costa (Miramar), a dez pancadas de distância.
Na competição de Sub-16 Meninas Amélia Gabin (Quinta do Lago) manteve a vantagem de 11 pancadas garantida na volta de ontem. Em segundo lugar classificou-se Francisca Salgado (Vale de Janelas).
Nos Rapazes deste escalão venceu Luís António Silva (Oporto), que era colíder após a volta inicial. O segundo lugar Gross foi conquistado por Pedro Ferreira (Oporto).
Nas Sub-18 a ex-Campeã Nacional Absoluta de 2022 Inês Belchior (Tavira) recuperou as quatro pancadas de atraso que tinha para Francisca Rocha (Oporto), acabando por ganhar, deixando a nortenha precisamente a quatro pancadas, após voltas de 68 (-3) e 76 (+5), respetivamente. Foi o segundo título de Inês Belchior no Drive Tour de 2024.
Nos Sub-18 Masculinos, onde após a primeira volta havia três colíderes e mais cinco jogadores a uma pancada de distância, os dois lugares de topo acabaram por ser conquistados por atletas do C.G. Estoril. Venceu José Miguel Franco de Sousa, após uma volta de 67 pancadas (-4), com menos três pancadas do que o segundo classificado Konstantin Mikirtumov – que teve o mesmo resultado agregado de Afonso Rui Oliveira (CGD) (143, +1), mas que se superiorizou no primeiro critério de desempate por ter uma melhor segunda volta (marcou 69 pancadas, enquanto o atual Campeão Nacional de Sub-16 fez 70).
No escalão de Sub-25 Feminino competiram Luciana Reis (Arquitectos) e Ana da Costa Rodrigues (Miramar), que estavam empatadas no final do dia de ontem. Mas hoje Luciana Reis impôs-se de forma clara, arrecadando o segundo título deste ano com uma vantagem de sete pancadas, após uma volta de 73 pancadas (+2).
Nos Sub-25 Masculinos o primeiro lugar foi para Miguel Azevedo Cardoso (Oporto), que também conseguiu hoje bater o Par do Campo por duas pancadas, com João Iglésias (Miramar) a garantir o troféu de 2º Gross.
A próxima prova do “Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens 2024” joga-se a 18 e 19 de Maio, no Ribagolfe Oaks. Seguem-se torneios em Santo Estêvão (Junho), Estela (Agosto) e Aroeira (Outubro), antes da Final Nacional.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 17 de março de 2024
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe