Mau arranque de Portugal no Europeu Amador por Equipas
A edição de 2024 do “European Amateur Team Championship” iniciou-se hoje em Itália, no Royal Park I Roveri. Participam 16 países e após o primeiro dia de “Strokeplay” Portugal está na última posição da tabela classificativa.
A equipa nacional é constituída por dois jogadores do Clube de Golfe de Miramar (Pedro Cruz Silva e João Iglésias), dois da Aroeira (João Miguel Pereira e João Teixeira e Costa) e ainda Miguel Azevedo Cardoso (Oporto) e Francisco Coelho (Vilamoura).
Nos dois primeiros dias da competição os 96 jogadores jogam em “Strokeplay”, sendo contabilizados para o “score” da equipa os cinco melhores resultados individuais.
A partir de quinta-feira inicia-se a fase de “Matchplay”, com as nações que ocuparem as oito primeiras posições após a fase inicial a defrontarem-se para a atribuição do título; enquanto os restantes países integrarão um segundo “flight”, onde lutarão pela manutenção na divisão cimeira do Campeonato, já que os classificados entre os 14º e 16º lugares serão relegados para a Divisão 2.
Na primeira volta no percurso situado em Fiano, a Noroeste de Turim, o jogador nacional que conseguiu o melhor resultado foi João Miguel Pereira, que fez 73 pancadas (+1), e está entre os 55ºs na classificação individual.
Para o “score” da Seleção Nacional contribuíram também os cartões de Pedro Cruz Silva (74, +2), Francisco Coelho e João Teixeira e Costa (ambos a registarem 76 pancadas, +4) e Miguel Azevedo Cardoso (78, +6).
O resultado agregado de 377 pancadas (+17) coloca a equipa lusa na 16ª posição.
Lidera a Alemanha, com 345 (-15), seguida da Estónia, que tem 346.
O melhor resultado individual foi obtido pelo neerlandês Jerry Ji, que fez uma volta oito pancadas abaixo do PAR do campo (64).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 9 de julho de 2024
Fotografias © EGA / Federação Portuguesa de Golfe