Margarida Silva Pinto e Afonso de Sousa Pinto são os novos Campeões Nacionais Sub-10
Margarida Silva Pinto (CityNorte) e Afonso de Sousa Pinto (Oporto) sagraram-se Campeões Nacionais no escalão Sub-10. Sabrina Ribeiro Crisóstomo (Vilamoura) e Ricardo Castro Ferreira (Estoril) são os Vice-Campeões Nacionais.
O Campeonato Nacional de Jovens Sub-10 concluiu-se hoje no Santo Estêvão Golfe, com a realização da segunda volta de 9 buracos (buracos 1 a 9 do percurso desenhado por Donald Steel).
Na competição Feminina, tal como aconteceu em 2022, o melhor “score” final foi obtido pela chinesa Rachel Li (então atleta da Quinta das Lágrimas, agora do Estoril), que recuperou da pancada de desvantagem que tinha no final do dia de ontem em relação a Margarida Silva Pinto (CityNorte), fazendo hoje uma volta de 36 pancadas (PAR), terminando a prova com um agregado de 74 (+2).
Todavia, segundo o Regime Jurídico das Federações Desportivas (Decreto-Lei 248-B, de 2008, no seu artigo 62, nº 2), “só podem, no caso de modalidades individuais, ser atribuídos títulos a cidadãos nacionais”. Por essa razão Rachel Li recebeu o troféu de vencedora mas não pôde ser declarada Campeã Nacional.
Após os 18 buracos a segunda posição era partilhada por duas jogadoras – Sabrina Ribeiro Crisóstomo (Vilamoura) e Margarida Silva Pinto (CityNorte) -, com um total de 77 pancadas (+5).
Dado estar em questão a atribuição do título, o método de desempate foi um “Sudden Death Play-Off”, realizado no buraco 9, que a atleta nortenha venceu, com um PAR. Desta forma, repetiu-se aquilo que aconteceu em 2022, com Margarida Silva Pinto a revalidar o título de Campeã Nacional e Sabrina Ribeiro Crisóstomo a repetir a posição de Vice-Campeã Nacional.
Na competição de Rapazes, Afonso de Sousa Pinto (Oporto), que já liderava no final do dia de ontem, depois de ter feito uma volta de 31 pancadas (-5), impôs-se à concorrência entregando hoje um cartão com 34 pancadas (-2). Desta forma somou 65 (-7) no conjunto dos dois dias, menos quatro pancadas do que Raul Pazos Jr. (Miramar) e Ricardo Castro Ferreira (Estoril).
Estando estes dois atletas empatados na segunda posição, foi necessário também aqui recorrer aos critérios de desempate para apurar o Vice-Campeão Nacional, que foi Ricardo Castro Ferreira, com um melhor resultado nos últimos 9 buracos (35 pancadas, contra 37 do nortenho).
Afonso de Sousa Pinto sucedeu na lista de Campeões Nacionais nesta categoria etária a Santiago Dias (Miramar), que tinha vencido esta competição no ano passado, numa prova que teve igualmente lugar no Santo Estêvão Golfe.
Participaram nesta competição 27 jogadores – 19 Rapazes e 8 Meninas -, filiados em 14 clubes diferentes.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 6 de julho de 2023
Fotografia © Fernando Correia / Federação Portuguesa de Golfe