Skip to main content
José Miguel Franco de Sousa e Rafaela Pinto vencem primeira fase da Taça FPG – BPI

José Miguel Franco de Sousa e Rafaela Pinto vencem primeira fase da Taça FPG – BPI

José Miguel Franco de Sousa (Estoril) foi o vencedor em Homens da fase de stroke play (por pancadas) da Taça da Federação – BPI, cuja 37.ª edição decorre no Ribagolfe Oaks, em Benavente. Em Senhoras, Rafaela Pinto (Quinta do Perú) é a primeira cabeça de série para a fase de match play, que se inicia neste sábado.

Para José Miguel Franco de Sousa esta foi a segunda edição consecutiva da Taça em que venceu a primeira fase. O ano passado tinha sido na Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão, com voltas de 70-71 para um total de 141 (-3).

Desta vez foi no Ribagolfe Oaks, graças a uma brilhante segunda volta de 66 (-6), com 7 birdies contra 1 bogey. Tinha feito 72 (Par) no primeiro dia, pelo que somou 138 (-6), sendo primeiro com duas pancadas de vantagem sobre Vasco Alves (71-69), do Oporto.

O atual detentor da Taça, Diogo Pinto Rocha (68-75), de Miramar, e João Miguel Pereira (70-73) e Tiago Costa (69-74), ambos da Aroeira, completaram o quinteto de jogadores que bateram o Par 72 do campo no cômputo das duas voltas de stroke play.

No entanto, Tiago Costa não estará na fase de match play, já que se retirou da competição por motivos pessoais.

Ricardo Garcia (71-73), do Oporto, e Pedro Santos Pereira (71-73), da Aroeira, igualaram o Par com 144.

Na sua caminhada rumo ao título em 2022, Diogo Pinto Rocha foi o “carrasco” de José Miguel Franco de Sousa nos quartos-de-final.

No Ribagolfe Oaks, os 32 primeiros, entre 66 jogadores iniciais na prova masculina, seguiram em frente para a fase de ‘match play’.

No sábado realizam-se os jogos dos 16 avos-de-final, de manhã; e os oitavos-de-final, de tarde.

O ‘cut’ para as eliminatórias saldou-se em 155 (+11).

Bruno Rosendo (Aroeira), Guilherme Moreira (Oporto), Pedro Almeida (Belas) e Martim Pinto Johansen (Vilamoura) tiveram de jogar um play-off por “morte súbita” pela conquista das duas últimas vagas, o qual foi favorável aos dois primeiros.

Em Senhoras, com 13 participantes iniciais, Rafaela Pinto, da Quinta do Perú, foi primeira com resultados de 74-78 e um total de 152 (+8).

Seguiram-se Francisca Rocha (80-76), do Oporto, e Francisca Salgado (77-79), de Vale de Janelas, ambas com 156 (+12), mas a segunda retirou-se da competição para a fase de match play.

As oito primeiras qualificaram-se para os quartos de final, sendo elas, além de Rafaela Pinto e Francisca Rocha, Marta Lampreia (Levante), Luciana Reis (Miramar), Teresa Alves (Oporto), Amélia Gabin (Quinta do Lago), Carolina Gaspar (Belas) e Francisca Ferreira da Costa (Miramar).

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 6 de outubro de 2023

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2025 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados