Jana Melichová reforça liderança no Montado
A checa Jana Melichová reforçou esta tarde, no Montado, a sua liderança do 91st Portuguese International Ladies Amateur Championship, com mais uma volta perfeita de – 4 pancadas.
Hoje, Jana sem qualquer bogey, cavou uma diferença de 3 pancadas para um grupo de 6 perseguidoras instaladas no 2º lugar, com um agregado de -5.
Entre elas a francesa Lucie Malchirand, nº 22 mundial e a segunda mais cotada jogadora da prova, que hoje fez uma magnífica volta de 66 pancadas (- 6), a mais baixa do torneio após os primeiros 36 buracos, sem qualquer bogey no cartão.
Quanto à Seleção Nacional e restantes portuguesas em prova, de uma perspetiva geral, apresentaram nesta segunda volta melhores resultados, porém insuficientes para perspetivar a passagem da maioria ao último dia de prova, Sábado.
Sofia Barroso Sá ganhou hoje uma pancada ao campo e é agora a melhor portuguesa em prova, com um agregado de 143 (-1) pancadas, ocupando provisoriamente o 16º lugar, empatado com mais quatro jogadoras, entre elas a italiana Alessia Nobilio, a vencedora em título.
Leonor Medeiros, que hoje fez uma volta de 75 (+3) pancadas, ocupa agora a 33ª posição, empatada com outras 3 jogadoras, para um agregado de 146 (+2).
Filipa Capelo e Teresa Alves, ambas empatadas na 57ª posição com 151 (+7) pancadas, são agora as terceiras melhores portuguesas classificadas, após as suas 2ªs voltas de 73 (+1) e de 75(+3), respetivamente.
Ivete Rodrigues subiu 6 lugares e encontra-se, à entrada para a decisiva 3ª volta, empatada na 70ª posição, com +10.
Já Ana da Costa Rodrigues, que hoje fez uma melhor volta (+2), mais condizente com o seu real valor, subiu 18 lugares ocupando provisoriamente o 75º lugar empatado, nomeadamente com Constança Mendonça, que concorre a título individual, com um agregado de +11 pancadas.
A jovem Inês Belchior, manteve a regularidade e com as mais 6 pancadas de hoje ocupa o 87º lugar, também empatado. Luciana Reis juntou mais 10 pancadas ao resultado de ontem, para ocupar agora o 101º lugar com (+23) e, por fim, Matilde Fernandes, com um total de +33 pancadas, ocupa a 103ª posição.
Amanhã, é dia de “CUT”. Assim, as 40 pontuações mais baixas no final dos primeiros 54 buracos, incluindo os empates, qualificar-se-ão para a 4ª e última ronda. O restante field regressará a casa mais cedo.
Se tivesse acontecido hoje, o “CUT” situar-se-ia nas + 3, facto que revela a exigência do dia de amanhã para a armada portuguesa. Porém, enquanto há determinação, à esperança.
O que também se decidirá amanhã é a Nations Cup, estando actualmente a Républica Checa na liderança. Portugal ocupa provisoriamente a 10ª posição entre 18 países.
Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Golfe
Fotografia: Filipe Guerra /FPG
Montado, 12 de maio de 2021