
Inês Belchior em 62ª no Ladies European Tour
Inês Belchior concluiu a sua primeira participação numa prova do LET – Ladies European Tour na 62ª posição da “Lalla Meryem Cup”, disputada em Rabat (Marrocos).
A competir no “Blue Course” do Royal Golf Dar Es Salam no primeiro evento da temporada de 2025 do Circuito Profissional Europeu Feminino, graças a convite obtido pela Federação Portuguesa de Golfe, a Campeã Nacional Absoluta em título Inês Belchior concluiu hoje a prova com uma volta de 81 pancadas (+8). Ficou assim na 62ª posição final, entre 108 participantes, com um resultado de 228 pancadas (75+72+81, +9).
Em declarações ao Gabinete de Imprensa da FPG, referiu: “Este torneio foi muito positivo porque alcancei aquele que era talvez o principal objetivo desta época: passar o ‘cut’ neste torneio; mas também porque me diverti, joguei bom golfe e saio daqui a saber que consigo competir com as melhores profissionais do Circuito Europeu e com total consciência das áreas que tenho a melhorar”.
Relativamente às condições de jogo, a atleta nacional, de apenas 17 anos, disse: “Nos ‘greens’ senti muita dificuldade, não só no ‘pace’ como também nas leituras das linhas, devido às grandes ondulações. O tempo esteve perto do perfeito, com sol e muito pouco vento”.
Quanto ao futuro, adiantou: “Gostaria de ser Profissional, mas sinto que ainda tenho de amadurecer muito. Vou estudar para os Estados Unidos (Universidade Mississippi State). Sinto que após esses quatros anos me tornarei profissional, ou seja, em 2029/2030. Até lá, quero tentar renovar o título de Campeã Nacional Absoluta, jogar mais torneios internacionais e passar o ‘cut’ no torneio da LET Acess Series que se realiza em Maio no Vidago, caso participe na prova.”
Patrícia Brito e Cunha, da Direção da FPG, acompanhou Inês Belchior em Marrocos e fez o seguinte balanço: “Foi uma participação importante para a Inês, pois conseguiu ver que está no caminho certo e que pode atingir num futuro próximo os seus objetivos de se tornar Profissional. A experiência da sua participação foi sem dúvida uma oportunidade que nos traz esperança nas futuras apostas. Para a Direção da FPG, o objetivo é também apoiar o golfe feminino. Temos um grupo de jovens promissoras e queremos que ganhem experiência jogando mais torneios internacionais”.
A este propósito, refira-se que entre 6 e 8 Maio a FPG vai organizar no Vidago Palace Golf um torneio do LET Acess Series – circuito de promoção ao Ladies European Tour, que marca o regresso do “Ladies Open de Portugal”. Será a 19ª edição da competição, que começou a disputar-se em 1985 e que não se realiza desde 2011.
A vencedora da “Lalla Meryem Cup” foi definida em “Play Off”, pois ao fim das três voltas regulamentares a indiana Diksha Dagar e a inglesa Cara Gainer estavam empatadas no topo da tabela classificativa, com 210 pancadas (-9). No desempate impôs-se a britânica Cara Gainer, com um “birdie” no primeiro buraco do “Play Off” (o buraco 1, de PAR 4), enquanto a indiana marcou “bogey”.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 08 de Fevereiro de 2025
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe