III Match Internacional Octogonal – Seleção Nacional vai discutir 5.º lugar final com Alemanha
Portugal partiu hoje para o embate frente a Espanha na luta pelo primeiro lugar do Grupo Vermelho e pelo consequente lugar na final de sexta-feira, mas a derrota frente ao país anfitrião e a vitória da Irlanda sobre a República Checa acabou por relegá-lo da coliderança para o terceiro lugar, com três pontos averbados.
Amanhã, no último dia do III Match Internacional Octogonal Masculino, que decorre no Costa Ballena Ocean Golf Club, em Puerto de Sta. Maria, Cádiz, Andaluzia, cabe-lhe assim a defrontar a Alemanha – 3.ª no Grupo Azul – no encontro pelo 5.º lugar final.
A Irlanda, vencedora do Grupo Vermelho com um total de 5 pontos, defronta na final a Inglaterra, que foi primeira no Grupo Azul, com 6 pontos, tendo vencido todos os jogos.
No match pelo terceiro lugar, há uma reedição da final de 2019, entre Espanha e Holanda, segundas nos respetivos grupos, com 4 e 3 pontos. Finalmente, República Checa e Itália medem forças para evitar o 8.º e último lugar.
Esta quinta-feira, a última jornada da fase de grupos viu cancelados os encontros matinais de pares em foursomes, pelo que tudo se decidiu nos seis jogos de singles da tarde, com a seleção nacional a dar boa réplica mas acabando por perder com o país anfitrião por 3,5-2,5.
Nunca se saberá como teria sido se se tivessem disputado os três encontros de pares, mas é de notar que a equipa portuguesa – liderada pelo treinador nacional Nelson Ribeiro – se revelava forte neste capítulo, com quatro vitórias e um empate nos seis foursomes disputados terça e quarta-feira.
Os pontos de Portugal frente à equipa anfitriã e (ainda) detentora do troféu foram obtidos pelo empate de Afonso Girão na primeira partida, frente a Eduard Rousaud, número 4 do WAGR; e pelas vitórias de Pedro Silva na seguinte, frente a Joel Moscatel, por 2/1; e de Daniel Rodrigues, no quarto encontro, perante Asier Aguirre, por 5/4.
No terceiro match, Sergio Parriego impôs a primeira derrota de Pedro Lencart – que vencera os quatro encontros que disputara antes – no Octogonal, por 4/2; Vasco Alves vendeu cara a derrota diante de Adrián Mata, no 18, por 2 down. E Pedro Neves, a fechar, levou o jogo com Enrique Marin até ao 17, perdendo por 2/1.
Esta é a segunda participação de Portugal no Octogonal, um ano depois de ter sido 8.º na estreia.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Lisboa, 23 de janeiro de 2020
Fotografias © Federação Portuguesa de Golfe