Hugo Espírito Santo sagra-se heptacampeão absoluto de Pitch & Putt
Hugo Espírito Santo revalidou o título e venceu pela sétima vez na 14.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto de Pitch & Putt, que decorreu este fim-de-semana em três voltas de 18 buracos no ‘championship course’ da especialidade no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.
O campeoníssimo da Quintas das Lágrimas, em Coimbra, totalizou 148 (45-52-51) pancadas, 14 abaixo do Par 54, no cômputo dos 54 buracos regulamentares, ganhando com a vantagem mínima sobre Pedro Franco Dias (Seniores), que somou 149 (48-50-51).
Com apenas 13 anos, João Maria Ivo de Carvalho (Miramar) liderava à entrada para a volta solitária deste domingo (no sábado realizaram-se as duas primeiras), mas finalizou com um 57 (+3) para terminar na 4ª posição da geral, com as mesmas 153 (-9) pancadas de Bernardo Pinto (Cantanhede), que através dos critérios de desempate garantiram a este último o terceiro lugar.
Espírito Santo, líder aos 18 buracos com o resultado recordista de 45 (-9), partiu para a última volta no 2.º lugar, a uma pancada de Ivo de Carvalho, depois de este o ter ultrapassado aos 36 buracos juntando dois ‘scores’ de 47-49.
Franco Dias era terceiro, a dois ‘shots’ do primeiro, e no terceiro lugar, a somente três shots do topo, encontravam-se Bernardo Pinto e João Filipe Monteiro (Quinta das Lágrimas).
Estava tudo em aberto, mas a jornada decisiva acabou num duelo entre Espírito Santo e Franco Dias, que começaram muito fortes e cedo se distanciaram da concorrência. O primeiro estava já com -3 com 4 buracos jogados, o segundo seguia com -2.
As condições de jogo estavam mais difíceis neste domingo, com mais vento, um vento instável, e com posições de bandeira mais exigentes. Espírito Santo acabaria por tomar as rédeas da competição alcançando uma vantagem de quatro shots com 10 buracos decorridos.
Depois, Franco Dias viria a terminar em grande estilo, com 3 birdies nos últimos 4 buracos (15, 16 e 18), reduzindo para a diferença mínima. Acabaram ambos com 51 (-3), o melhor resultado do dia, também obtido por Mário Filipe e Pedro Ferreira, da Quinta das Lágrimas, que terminaram no top-10.
E assim continua a epopeia de Hugo Espírito Santo no Campeonato Nacional Absoluto de Pitch & Putt. Ganhou em 2009 (primeira edição, no Porto Santo, Madeira), 2010, 2011, 2013, 2019, 2021 e 2022. Ou seja, hoje, além de se ter sagrado bicampeão, venceu pela terceira vez nos últimos quatro anos.
“Sinto-me obviamente feliz”, disse o campeão. “Foi difícil, foi uma luta até ao último buraco, o que torna a vitória ainda saborosa. O Pedro e eu viémos sempre taco a taco, e embora eu fosse a controlar nos últimos nove buracos, acabou por ser muito cerrado”, acrescentou.
Pedro Franco Dias considera que o torneio se decidiu a favor do seu rival nos buracos 5 e 6, no primeiro tendo falhado um putt de menos de meio metro, no segundo, não igualando por pouco o birdie de Espírito Santo, quando ambos estavam sensivelmente à mesma distância da bandeira.
“O Hugo acabou por ter sempre um certo conforto, mas, em todo o caso, houve poucos greens em que não estivéssemos os dois a jogar para birdie”, salienta Franco Dias. “Mais perto ou mais longe, estávamos sempre lá. Jogámos muito bem e não estava nada fácil.”
António Tendeiro (51-51-52) e João Filipe Monteiro (48-51-55), ambos da Quinta das Lágrimas e com um agregado de 154 (-8), discutiram o TOP 5 e foram respetivamente 5º e 6º classificados.
A prova contou 65 jogadores à partida. Após duas voltas houve um cut para os 27 primeiros e empatados.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 1 de maio de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe