Hugo Espírito Santo ergue novamente a Taça FPG de Pitch & Putt
Hugo Espírito Santo, da Quinta das Lágrimas, venceu pela quarta vez seguida a Taça da Federação Portuguesa de Golfe de Pitch & Putt, que celebrou este fim-de-semana, no Oporto Golf Club, em Espinho, a sua quinta edição. Paulo Azevedo, da Associação de Seniores de Portugal, foi o vencedor em net.
A prova contou com 32 jogadores que se apuraram através dos rankings da Liga Nacional desta disciplina, tendo sido jogada em três voltas de ‘stroke play’, duas no sábado e uma no domingo.
A tarefa de Hugo Espírito Santo para conquistar o tetra não se afigurava fácil: tinha partido para os últimos 18 buracos no terceiro lugar, empatado com os companheiros de clube António Tendeiro e João Monteiro e com Pedro Franco Dias, dos Seniores.
Este quarteto somava 107 (-1) pancadas aos 36 buracos e estava a 6 do líder, Joaquim Alves, do Cantanhede, que totalizava 101 (-7); e a 2 do vice-líder, Paulo Azevedo, dos Seniores, com 105 (-3).
Mas, vindo de trás, Espírito Santo fez 54 (Par) na jornada decisiva para somar 161 (-1) e ganhar com a vantagem mínima sobre o jovem Diogo Marques Lopes, do Citynorte, autor do melhor resultado no fecho, com 51 (-3), para um total de 162 (Even Par).
Joaquim Alves, brilhante na segunda volta com 47 (-7), encerrou com 62 (+8) caindo para o quarto lugar, com as mesmas 163 (+1) do terceiro, que foi António Tendeiro, este com 56 (+2) na última volta.
Paulo Azevedo – que encerrou com 60 (+6) – fechou o top-5 com 165 (+3). Na segunda volta, sábado à tarde, tinha feito um hole-in-one, no buraco 10, igualando o feito de Daniel Mota, do Cantanhede, na primeira volta, no 11.
“Estou feliz, claro, por ter vencido, até porque não esperava, dada a distância para o primeiro”, disse Espírito Santo. “Mas entrei muito forte, logo com dois birdies, e senti-me bem com o meu jogo. Cheguei a estar com -3, mas relaxei um pouco, o que me custou um bogey e um duplo bogey nos últimos quatro buracos, que me poderiam ter saído caros. O Diogo, um grande jovem jogador, ainda me mordeu os calcanhares.”
Neste domingo a difícil colocação das bandeiras e o vento que soprou com intensidade inflacionou os resultados em relação às duas voltas de sábado.
Hugo Espírito Santo, que é o n.º 1 mundial no Ranking da IPPA, juntou a Taça aos títulos obtidos este ano no Campeonato Nacional, no Open de Portugal e no Inter-Clubes.
No historial da Taça só não venceu a edição inaugural, em 2017. Depois ganhou em 2018, 2019, 2021 e 2022. A prova não se jogou em 2020 devido à pandemia.
O vencedor net da Taça da FPG de Pitch & Putt foi Paulo Azevedo, com os mesmos resultados do ‘stroke play’, já que é handicap 0 na disciplina. Diogo Marques Lopes, ‘plus 2’ de handicap, foi segundo, a três pancadas.
Já no próximo fim-de-semana, Hugo Espírito Santo, a jogar em casa, defende o título na II Taça Internacional de P&P Dr. João Serpa Oliva – Quinta das Lágrimas.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 16 de outubro de 2022
Fotografia © Berto Granja / Federação Portuguesa de Golfe