Hugo Espírito Santo e Pedro Ferreira Campeões Nacionais de Pares de Pitch & Putt
Hugo Espírito Santo e Pedro Ferreira, jogando em casa no seu ‘home club’ da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foram os vencedores do Campeonato Nacional de Pares Pitch & Putt, que decorreu este sábado com o número recorde de 22 duplas participantes. Luís Bonito e Vicente Gouveia, também do clube anfitrião, foram os Vice-Campeões.
Os pares concorrentes competiram num total de 36 buracos, em quatro modalidades diferentes (9 buracos cada): de manhã em ‘Foursomes’ e ‘Fourball’; da parte da tarde em ‘Greensomes’ e ‘Canada Cup’.
Assim, com a diversidade de modalidades testou-se verdadeiramente a capacidade das duplas, que tiveram de manter a concentração ao longo de todo o dia, adaptando as suas estratégias a cada nove buracos.
Hugo Espírito Santo e Pedro Ferreira, este de apenas 14 anos, venceram com um total de 118 pancadas, 17 abaixo do Par. Luís Bonito e Vicente Gouveia foram segundos com 122 (-13). Foi entre eles que se travou o grande duelo do torneio.
Espírito Santo/Ferreira deram o mote fazendo, com 22 (-5), o melhor resultado nos 9 buracos inaugurais, em ‘foursomes’. Repetiram a marca nos ‘fourball’ que se seguiram para um total de 44 (-10), mantendo o primeiro lugar, mas deixando-se igualar por Bonito/Gouveia, que os igualaram na liderança com 24-20.
Bonito/Gouveia isolaram-se no comando ao marcarem 22 (-5) nos greensomes, contra as 23 (-4) dos rivais. Estavam separados por uma pancada para a última sessão em Canada Cup, em que são contabilizados os resultados de ambos os jogadores em cada buraco.
No entanto, os líderes começaram esta modalidade fazendo um buraco em 4 acima do Par: Bonito fez triplo bogey e Gouveia bogey. E viriam a concluir a sessão com 56 (+2), contra as 51 (-3) de Espírito Santo/Ferreira.
“Jogámos os dois muito bem, sempre abaixo do Par e consistentes”, congratulou-se Espírito Santo, Campeão Nacional Absoluto da variante e o seu grande dominador em Portugal: “Depois de os nossos adversários terem tremido, basicamente gerimos a vantagem com que ficámos na altura”, acrescentou.
“Estávamos confiantes, treinámos bastante e jogávamos no nosso campo. Estávamos em desvantagem para a última sessão, mas conseguimos dar a volta”, afirmou por sua vez Pedro Ferreira, que já tinha feito parte da equipa da Quinta das Lágrimas que foi campeã nacional de clubes em 2022.
Pedro Ferreira foi autor de um dos três hole-in-one da competição, no buraco 9, durante os ‘fourball’ matinais. Os outros foram feitos no buraco 3, por Vicente Gouveia e Francisco Costa Mendes (Citygolf).
Mário Filipe e Fernando Canha, da Quinta das Lágrimas, ocuparam o último degrau do pódio, com 125 (-10).
O top-5 ficou completo com Aline Marques/Romeu Lopes (CG Cantanhede), no quarto lugar com 126 (-9). E por Arnaldo Paredes/João Monteiro (Quinta das Lágrimas), quintos com 129 (-6).
Hugo Espírito Santo e Pedro Ferreira sucedem na lista dos Campeões Nacionais de Pares a Gonçalo Rodrigues e Pedro Mendes, do Paredes Golfe Clube.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 25 de março de 2023
Fotografia © Fernando Correia / Federação Portuguesa de Golfe