FPG distingue Lisbon Sports Club como seu Clube Fundador
Miguel Franco de Sousa, Presidente da Federação Portuguesa de Golfe, visitou hoje o Lisbon Sports Club, tendo entregue ao seu Presidente, Pedro Nunes Pedro, a bandeira de Clube Fundador da FPG. Nuno Mota Vargas, membro da direção do clube, marcou também presença.Esta iniciativa simbólica insere-se no âmbito das comemorações dos 75 Anos da FPG e visa homenagear um dos clubes históricos do golfe nacional, que em 1949 fundou a FPG, a par do Clube de Golf do Estoril, do Club de Golf de Miramar e do Oporto Golf Club.
As suas origens remontam a 1861 e estão ligadas ao críquete, o primeiro desporto praticado então pela comunidade inglesa residente na região de Lisboa.
Casa de tantas modalidades, como o futebol, o atletismo, o hóquei em campo e o ténis, mas com um nome que não fazia jus ao seu ecletismo, o Lisbon Cricket Club, em 1922, assumiu a substituição da palavra “Cricket” pela palavra “Sports”, passando então, definitivamente, a intitular-se como Lisbon Sports Club.
Com a expansão da cidade de Lisboa, o clube foi obrigado a mudar de casa várias vezes. Começou no Campo Pequeno, passou pela Cruz Quebrada, esteve muito tempo na Ajuda, até se instalar definitivamente na Serra da Carregueira, em Belas, onde tem um dos mais belos campos de golfe de 18 buracos do país.
Organiza desde 1917, a Lisbon Cup, a mais antiga competição do golfe lisboeta, e ao longo da sua história afirmou-se como um clube formador de jogadores, tendo nas suas fileiras vários campeões nacionais e inúmeros títulos por equipas.
O golfe é, atualmente, a principal actividade desportiva do “Lisbon”, que se orgulha de manter até aos dias de hoje a sua herança britânica, sendo um dos poucos clubes nacionais detido e gerido pelos seus próprios membros.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 20 de fevereiro de 2024
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe