Estão apurados os vencedores da edição de 2021 do Drive Challenge
Ontem, no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor jogou-se a Final Nacional Drive Challenge. Esta Final contou com os melhores 28 jogadores das 7 regiões nacionais do Drive Challenge (Norte, Centro, Tejo, Sul, Açores – Terceira, Açores – São Miguel e Madeira).
Nos sub-10, Martim Moreira, da equipa Tejo, foi o vencedor da classificação Gross. Martim Moreira, que se apurou de forma confortável para esta final, venceu a categoria Gross dos sub-10 com um total de 69 pancadas, deixando o 2.º classificado, Ethan Prybys Orton (Equipa Sul), a 2 pancadas e o 3.º classificado, Santiago Dias (Equipa Centro), a 6 pancadas.
Já na classificação Medal Net, com 67 pancadas Net, João Pedro Miranda (Equipa Madeira) conseguiu levar a melhor, por uma pancada, ao 2.º classificado Net, Dinis Seabra (Equipa Norte). A fechar o pódio Net, ficou Martim Costa (Equipa Açores – Terceira), com um total de 81 pancadas Net.
Passando para os sub-12, João Alvim, da Equipa Norte, venceu esta classificação Gross. João Alvim, com uma volta muito regular, venceu a classificação Gross com um total de 68 pancadas, enquanto Martim Pinto Johansen, da Equipa Sul, confirmou a 2.ª posição, a 3 shots de diferença, ao registar um total de 71 pancadas. A 2 pancadas de distância de Martim, e a fechar o pódio da classificação Gross dos sub-12, ficou o jogador da Equipa Madeira, André Gonçalves, que conseguiu conquistar o merecido destaque.
Francisco Soares (Equipa Centro), Tomás Valadão (Equipa Açores – Terceira) e Pedro de Melo Vazquez (Equipa Tejo) foram os jogadores que conseguiram conquistar o pódio da classificação Medal Net desta Final Nacional. Francisco, com um total de 67 pancadas Net, ficou no 1.º lugar. Por sua vez, Tomás e Pedro, com um total de 78 pancadas Net, ficaram no 2.º e 3.º lugar respetivamente. A diferença classificativa entre os dois jogadores deve-se aos critérios de desempate em vigor.
Com a melhor volta da Final Nacional Drive Challenge, Afonso Rui Oliveira, da Equipa Tejo, venceu ontem, a classificação Gross do escalão sub-14.
Afonso garantiu confortavelmente a vitória desta Final Nacional Drive Challenge sub-14 após somar uma volta de 62 pancadas, deixando o 2.º classificado, João Santos (Equipa Madeira), a 8 pancadas de distância. Aline Marques, jogadora do Centro, completou o pódio Gross fruto da sua volta de 75 pancadas.
A classificação Medal Net deste escalão foi apenas decidida por meio dos critérios de desempate, pois o 1.º e 2.º classificado Net, António Pedro Frade e Margarida Rico, terminaram ambos com 71 pancadas Net. Os critérios acabaram por favorecer o jogador do Norte, António Pedro Frade, enquanto que Margarida Rico, jogadora dos Açores – São Miguel, contentou-se com um bom 2.º lugar Net. A fechar o pódio, também dos Açores, mas da Terceira, ficou Martim Ávila com um total de 75 pancadas Net.
No escalão de sub-18 da Final Nacional Drive Challenge, foi ainda possível coroar Rafael Profírio, da equipa Centro, como o grande vencedor Gross.
Com um total de 68 pancadas, Rafael Profírio acabou por sair vencedor desta Final Nacional, onde o 2.º e 3.º classificado Gross terminaram ambos com 71 pancadas. Falamos de Hugo Ferreira (Equipa Norte) e João Freitas Alexandre (Equipa Sul), 2.º e 3.º classificado Gross, que protagonizaram o pódio Gross mais equilibrado desta Final. Os dois jogadores apenas conseguiram descobrir a sua classificação final depois de aplicados os critérios de desempate em vigor.
Esta Final Nacional teve ainda como vencedor da classificação Medal Net o jogador da Equipa Tejo, Baltasar Gomes da Costa, que somou um total de 67 pancadas Net. No 2.º e 3.º lugar Medal Net ficou Miguel Pavão (Equipa Açores – São Miguel) e Ricardo Camacho (Madeira), com 73 e 80 pancadas net, respetivamente.
Para encerrar os premiados desta Final Nacional Drive Challenge, foi ainda coroada a equipa Tejo como a equipa vencedora das 7 equipas presentes.
Para o resultado final da equipa Tejo contaram os resultados de Afonso Rui Oliveira (62), Martim Moreira (69) e Pedro de Melo Vazquez (80). Este trio perfez um total de 211 pancadas Gross e, por isso, assumiu o título de equipa vencedora da edição de 2021 da Final Nacional Drive Challenge.
A 2 pancadas de distância ficou a equipa Sul, que somou 213 pancadas: Ethan Prybys Orton, Martim Pinto Johansen e João Freitas Alexandre – todos com 71 pancadas. Também com uma distância de 2 pancadas, mas para a equipa Sul, ficou a equipa Norte, com um total de 215 pancadas. Contaram para o resultado da equipa Norte, João Alvim (68), Hugo Ferreira (71) e António Pedro Frade (76).
Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 8 de novembro de 2021
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe