EDGA Tour volta a Portugal
O Algarve recebe a fase final da competição EDGA (associação europeia de golfe para pessoas com deficiência) Tour, no oitavo EDGA Algarve Open, que terá lugar no Pestana Vila Sol, entre 24 e 26 de novembro. Em 2022, a EDGA Tour, que cria oportunidades de jogo para golfistas com deficiência, consistiu em 72 torneios e visitou 15 países.
A Associação de Turismo do Algarve (ATA) em conjunto com a EDGA lançou o evento em 2014, e desde então tem sido uma presença regular no calendário da EDGA.
Um campo completo de 80 jogadores com várias deficiências, oriundos de 14 países, vai chegar ao torneio, que também recebe famílias, amigos e voluntários, ajudando a criar uma forte ligação social para todos os presentes.
No entanto, quando se trata de tacadas, o torneio cria sempre uma competição intensa em três divisões: Gross, Net e Stableford, com handicaps de golfe que variam de mais um a 36. Vencedores do torneio de 2021, Charles-Henri Quélin (França) e Daphne van Houten (Holanda) estarão de volta para defender os seus títulos masculino e feminino, respectivamente.
O atractivo mas desafiante campo Vila Sol (par 72 para o evento) tem-se revelado um cenário muito popular para golfistas que têm uma série de deficiências físicas, intelectuais e sensoriais.
“Este é um torneio muito apreciado no Pestana Vila Sol, por isso não é surpresa que tantos dos nossos golfistas da EDGA queiram jogar aqui novamente este ano”, disse o Presidente da EDGA, Tony Bennett.
“O padrão de competição é sempre muito alto, pois participam alguns jogadores seriamente fortes. Os nossos jogadores adoram o local e a recepção calorosa que recebem. O Vila Sol faz uma boa publicidade ao Algarve para jogadores e famílias, enquanto os golfistas da EDGA criam uma excelente vitrine de como as pessoas com deficiência podem atingir o seu potencial no desporto escolhido.
“As nossas competições internacionais são ótimas para todos os envolvidos, mas também oferecem uma oportunidade de promover o quão boa a atividade de golfe pode ser. O golfe pode realmente melhorar a sua vida física e mental, e é um jogo que todos deveriam dar observar, desde a prática das tacadas até ao jogo mais longo e completo.”
A EDGA procura mudar a vida das pessoas com deficiência através do poder do golfe. O objetivo é ajudar 500 mil pessoas com deficiência a experimentar o jogo.
EDGA é composta pelas Federações Nacionais de Golfe de 34 países ao redor do mundo e fornece conselhos, orientações e padrões para os principais órgãos de golfe, incluindo a IGF, a R&A e a EGA.
A realização do EDGA Algarve Open volta a ser possível graças aos apoiantes da EDGA, incluindo R&A, European Tour Group, Ryder Cup European Development Trust, RSM, PING, Srixon, Dreams, Federação Portuguesa de Golfe e Golfbidder.
EDGA
Algarve, 31 de outubro de 2022
Fotografia © EDGA