Diogo Rocha com bom início no The Junior Open
Diogo Rocha, do CG Miramar, é o único representante português no “The Junior Open”, um torneio paralelo ao “The Open”, destinado a golfistas até 16 anos de idade. Na primeira de três voltas, Diogo Rocha fez 71 pancadas (-1) e está empatado no 16º lugar.
Esta prova mista conta com a participação de 109 jogadores e realiza-se no Monifieth Golf Links, em Angus (Escócia), a cerca de 30 quilómetros de St. Andrews.
A competição foi criada em 1994 e desde 2000 passou a ser organizada pelo Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews, sendo uma prova mista, destinada a contar com a presença dos melhores jogadores Sub-16 de todos os países afiliados no R&A. Joga-se em Strokeplay, ao longo de três voltas, disputando-se de dois em dois anos num campo de golfe situado perto daquele que nesse ano acolhe o The Open.
Em 2020 o torneio não se realizou, devido às restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19. Em 2018 o vencedor foi o sul-africano Martin Vorster e em 2016 o campeão foi Pedro Lencart, que juntou o seu nome ao de jogadores como Kevin LeBlanc (2014) e Patrick Reed (2006).
Diogo Rocha teve um bom início de prova, certamente tirando partido do tirocínio que fez na semana passada no “European Amateur Team Championship”, onde integrou a equipa portuguesa que competiu nesse evento jogado no Royal St. George’s Golf Club, em Sandwich (Inglaterra).
As suas 71 pancadas (uma abaixo do PAR) colocam-no na 16ª posição, empatado com Ratchanon Chantananuwat (Tailândia), Annika Kohoitek (República Checa) e Leevi Hellberg (Finlândia).
Os líderes são o canadiano de origem chinesa Eric Zhao e o suíço Ben Steinmann, que entregaram cartões com 68 pancadas (-4).
Amanhã Diogo Rocha inicia a segunda volta às 8h44, numa formação que integra igualmente Charles Lohmann (Namíbia) e Florencia Cuellar Gutierrez (Bolívia).
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 11 de julho de 2022
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe