Daniel Rodrigues estreia-se no St. Andrews Trophy
Daniel da Costa Rodrigues está em competição no St. Andrews Trophy, no Penati Golf Resort, Eslováquia. O português é um dos nove jogadores representantes da Europa Continental neste ‘match’ para o escalão de Homens que bienalmente a opõe à Grã-Bretanha & Irlanda.
Organizado em conjunto pelo R&A e a EGA, o St. Andrews Trophy – que não se jogava desde 2018, já que foi cancelado em 2020 devido à pandemia – compõe-se de dois dias com quatro partidas de pares em ‘foursomes’, de manhã, e ‘singles’ da parte da tarde – nestes casos, com oito partidas no primeiro dia e nove no segundo.
Com um total de 25 encontros e outros tantos pontos em jogo (um por cada ‘match’, sendo que em caso de empate o ponto é repartido), sai vencedora a primeira seleção que chegar aos 13 pontos.
Hoje, a primeira jornada não correu de feição aos “Continentais”, que, depois do empate em foursomes (2-2), perderam cinco ‘matches’ nos ‘singles’, empataram dois e só ganharam um, perdendo a sessão por 2-6. Findo o primeiro dia, a Grã-Bretanha & Irlanda lidera assim por 8-4.
Atleta do Club de Golfe de Miramar e da equipa de golfe da universidade Texas A&M, Daniel Rodrigues jogou os ‘foursomes’ em união com o italiano Pietro Bovari, tendo o par luso-transalpino registado um empate frente à dupla composta pelo escocês Callum Scott e o inglês Arron Edwards-Hill. De tarde, “Dani” perdeu para o irlandês Mark Power, por 2&1.
No presente século apenas outros três portugueses tinham merecido honras de convocatória para o St. Andrews Trophy: Hugo Santos, em 2002, o seu irmão Ricardo Santos, em 2004, e João Carlota em 2014.
No entanto, “Dani” já tinha participado duas vezes (em 2018 e 2019) no Jacques Léglise Trophy, a versão do St. Andrews Trophy para Boys (sub-18).
Em 2019, no Aldenburgh Golf Club, em Inglaterra, tornou-se mesmo o terceiro português, depois de Pedro Figueiredo (2006) e Pedro Lencart (2017), a vencer pela Europa Continental no Jacques Léglise Trophy, saindo mesmo com o título de MVP (Jogador Mais Valioso), já que venceu os quatro encontros que disputou.
Além de Daniel da Costa Rodrigues e o italiano Pietro Bovari, a Europa Continental, capitaneada pelo suíço Yves Hofstetter (não-jogador), é composta pelos alemães Anton Albers (o único vencedor hoje nos ‘singles’) e Laurenz Schiergen, os suecos Adam Wallin e David Lundberg, o austríaco Maximilian Steinlechner, o francês Martin Coura (que ficou de fora nos ‘singles’ de hoje) e o espanhol Luis Masaveu.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 21 de julho de 2022
Fotografia © Martin Zilka / PhotoMartini / EGA Golf