
Daniel Rodrigues despede-se do St. Andrews Trophy com vitória em ‘singles’
Daniel da Costa Rodrigues foi um dos cinco jogadores da Europa Continental que venceram nos ‘singles’ finais do St. Andrews Trophy, no Penati Golf Resort, Eslováquia. Apesar da boa exibição do português e dos seus companheiros de equipa, foi a Grã-Bretanha & Irlanda a sair com a posse do troféu.
No final do primeiro dia, em que se jogaram quatro encontros de pares em ‘foursomes’ e oito de singulares, a Europa Continental estava com uma desvantagem de quatro pontos (4-8).
Precisava de começar forte, hoje, no segundo e último dia, nos ‘foursomes’ matinais. Mas foi a Grã-Bretanha & Irlanda, que se impôs, vencendo três e perdendo um.
Embora faltasse ainda os nove encontros de ‘singles’ da tarde, o match ficava então como que sentenciado a favor do conjunto forasteiro, que liderava então por 11-5.
Com nove jogadores de cada lado e um total de 25 encontros e outros tantos pontos em jogo (um por cada ‘match’, sendo que em caso de empate o ponto é repartido), vence a primeira equipa a chegar aos 13 pontos.
A Grã-Bretanha & Irlanda perdeu os últimos ‘singles’ por 3-5-5,5, mas garantiu a vitória com os parciais de 14,5-10,5.
Daniel Rodrigues e o italiano Pietro Bovari voltaram a jogar juntos esta manhã em pares. E se ontem tinham empatado face à dupla composta pelo escocês Callum Scott e o inglês Arron Edwards-Hill, hoje perderam para o inglês Sam Bairstow e o irlandês Archie Davies, por 2&1.
Nos ‘singles’ finais, “Dani” entrou no terceiro dos nove encontros, derrotando Barclay Brown no 18.º buraco por 2up. Ontem tinha perdido para o irlandês Mark Power, por 2&1.
O St. Andrews Trophy é organizado em conjunto pelo R&A e a EGA (European Golf Association) e teve aqui a sua primeira edição desde 2018, já que se realiza só de dois em dois anos e em 2020 tinha sido cancelado devido à pandemia.
No presente século apenas outros três portugueses tinham merecido honras de convocatória para o St. Andrews Trophy: Hugo Santos, em 2002, o seu irmão Ricardo Santos, em 2004, e João Carlota em 2014.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 22 de julho de 2022
Fotografia © Martin Zilka / PhotoMartini / EGA Golf