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Cimeira entre FPG e CNIG reforça o empenho de falar a uma só voz

Cimeira entre FPG e CNIG reforça o empenho de falar a uma só voz

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As duas novas Direções reuniram-se no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor

Falar pelo golfe nacional a uma só voz, no relacionamento institucional com a administração central ou local, foi a decisão mais relevante de uma reunião entre as novas Direções da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), realizada esta semana, no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, em Oeiras.

As duas instituições encetaram recentemente os mandatos dos respetivos novos corpos sociais e esta primeira reunião foi acertada entre as partes, inicialmente como uma formalidade de apresentação mútua das novas equipas, mas, após cerca de duas horas de intensos e cordiais trabalhos, avançou-se bastante em alguns pontos, em determinados princípios e linhas de ação, que serão posteriormente aprofundados.

“Queremos falar para o exterior apenas a uma só voz, para transmitirmos a importância que o golfe representa, quer para o PIB do Turismo Nacional, quer para a vertente desportiva de Portugal. Juntos seremos mais fortes numa comunicação em prol do golfe”, sublinhou ao Golftattoo Pedro Nunes Pedro, o presidente da FPG.

A Direção da FPG é composta por nove elementos e a do CNIG por sete. Só duas diretoras da FPG não puderam estar presentes. Um ‘quórum’ bastante representativo, nesta troca de impressões sobre os mais variados temas ligados à modalidade.

À saída da cimeira, percebeu-se o bom ambiente e a vontade de um trabalho conjunto entre a entidade que gere os destinos da modalidade – sobretudo nas vertentes desportiva, de formação e de fomento –, e a associação dos proprietários de campos de golfe.

“Foi uma primeira reunião entre o CNIG e a FPG com estas novas Direções e correu muito bem”, considerou Nuno Sepúlveda, o presidente do CNIG.

Pedro Nunes Pedro, em nome da FPG, afinou pelo mesmo diapasão: “Foi, formalmente, uma primeira apresentação, uma primeira reunião do CNIG com a FPG e esperemos que seja a primeira de muitas.

Nuno Sepúlveda também acredita que esta iniciativa irá ter seguimento: “Acho que continuaremos a reunir-nos com bastante frequência, para além de conversas ao telefone e dos encontros que formos tendo, no dia a dia, nos campos de golfe. Será uma relação muito próxima, com muita coisa em conjunto”.

A ideia do novo presidente federativo consiste em seguir agora com este exemplo junto de outras instituições ligadas à modalidade: “Temos mais reuniões agendadas com outros ‘stakeholders’ do golfe, como a Associação de Greenkeepers, a PGA de Portugal e a Associação de Diretores de Campos de Golfe”.

Nuno Sepúlveda, o também CEO da Details (que apresenta no seu portfólio campos com a importância dos de Vilamoura, Aroeira, Palmares e Vale Pisão, para além dos hotéis algarvios que integravam a cadeia Dom Pedro) elucidou que esta reunião teve “uma mesa cheia de gente com vontade de fazerem coisas pelo golfe, com ideias novas e com gente muito capaz”.

“Foi muito produtivo e deixámos aqui umas quatro ou cinco ideias, de ações para este próximo ano, que irão marcar uma diferença”, assegurou.

Pedro Nunes Pedro especificou um pouco mais o que acabou por ser a ordem de trabalhos ou, melhor ainda, as conclusões deste primeiro encontro entre as duas partes.

“O primeiro ponto teve a ver com o apoio que a indústria deve dar ao golfe nacional. Precisamos dos proprietários e dos seus campos, para que os nossos jovens e os nossos atletas tenham condições de treino e de jogo. O CNIG mostrou total abertura para esse apoio, o que é de louvar”, começou por dizer o presidente da FPG.

“Um segundo ponto – acrescentou – foi a preocupação ambiental que existe quer no CNIG, quer na FPG, através do nosso Gabinete Ambiental. Queremos um discurso positivo, a uma só voz, com informação, com dados suficientes, que transmitam segurança e consistência. E hoje em dia já possuímos estudos, quer ao nível da EGA (Associação Europeia de Golfe), quer do R&A, para além de informações e ferramentas federativas e da própria indústria sobre a realidade nacional”.

“Tudo isto traduz-se numa comunicação a uma só voz e esse é o terceiro ponto. Aliás, a reunião que tivemos com o Turismo de Portugal já surgiu nesse sentido. Não apareceram duas entidades, mas falou-se em conjunto. Inclusive, explorámos, numa primeira abordagem, a ideia de podermos vir a ter um grande evento desportivo nacional, seja feminino, masculino, ou ambos, que coloque o golfe numa fasquia muito elevada”, disse Pedro Nunes Pedro.

Desde o desaparecimento do Portugal Masters do calendário do DP World Tour, que Portugal deixou de ter uma etapa do principal circuito europeu. A sua última edição foi em 2022.

Nuno Sepúlveda, em declarações ao Golfftattoo, após a sua eleição para este mandato no CNIG, expressou a vontade de voltar a ver um grande torneio de golfe em Portugal, até de nível superior ao que era o Portugal Masters.

Pedro Nunes Pedro frisou que deverá de ser esse o caminho: “O golfe é um dos desportos de maior visibilidade internacional, mas para isso necessitamos de oferecer os melhores atletas. Só assim consegue-se uma grande exposição mundial. Os torneios de golfe têm centenas de horas de cobertura televisiva internacional, mas só têm impacto se os grandes jogadores estiverem presentes. E isso é fundamental para a promoção do país”.

Estes três pontos e muitos outros temas deverão ser debatidos e aprofundados noutra iniciativa que terá sido aflorada nesta primeira reunião entre as duas partes, como explicou Pedro Nunes Pedro: “A FPG tem a intenção de organizar uma ‘Golf Summit’ por alturas do Open de Portugal at Royal Óbidos (em outubro). Já estamos a conversar com algumas entidades, para desenharmos um grande projeto, uma grande conferência, à volta do golfe, onde todos poderemos discutir o futuro do golfe nacional”.

Recorde-se que a nova Direção da FPG é representada pelo Presidente Pedro Nunes Pedro, os vice-presidentes João Paulo Pinto, Jorge Carreira e Ricardo Martinho; e os vogais Patrícia Brito e Cunha, Madalena Costa Macedo, Miguel Gaspar, Joana Trigoso e Francisco Teles Menezes.

A nova Direção do CNIG compreende o presidente Nuno Sepúlveda e os vogais Frederico Brion Sanches (Silver Coast Golf Club), Luís Cameira (Estela Golf Club), Ricardo Abreu (Clube de Golf do Santo da Serra), Jorge Papa (Morgado do Reguengo), Rodrigo Ulrich (Clux Comporta Golf) e Pedro Castelo Branco (Clube de Golfe Royal Óbidos).

Hugo Ribeiro / Golftattoo

Miraflores, 12 de Janeiro de 2025

Fotografia © Golftattoo

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