
Carta aos Presidentes dos Clubes
Na sequência dos contactos com o Governo que visam a reabertura dos campos de golfe logo que se verifique o primeiro alívio das medidas decorrentes da Declaração de Estado de Emergência, a FPG enviou hoje aos Presidentes dos Clubes membros uma carta onde partilhou o Plano de Reabertura de Instalações de Golfe que desenvolveu recentemente com a colaboração do CNIG, da Associação de Gestores de Golfe de Portugal e da Associação Portuguesa de Greenkeepers.
“Exmo. Senhor Presidente,
Começo por desejar que se encontre bem e com saúde, bem como todos os vossos associados, neste momento particularmente difícil para todos.
No passado dia 9 de Abril, a Federação Portuguesa de Golfe enviou uma comunicação aos Senhores Ministros da Educação e da Economia e Transição Digital com o intuito de, entre outros, colocar à consideração do Governo a reabertura dos campos de golfe quando se verificasse o primeiro alívio das medidas decorrentes da Declaração de Estado de Emergência e consequentes decretos.
Nesse mesmo documento, demos nota da intenção de constituir um Grupo de Trabalho com o propósito de desenvolver um Plano de Recuperação do Golfe, integrando os principais agentes da modalidade.
No dia 13 de Abril, a Federação Portuguesa de Golfe convidou o CNIG, a Associação de Gestores de Golfe de Portugal e a Associação Portuguesa de Greenkeepers para integrarem esse Grupo de Trabalho, que de imediato começou a trabalhar.
A 21 de Abril, o Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, com quem temos vindo a trabalhar, solicitou às várias federações desportivas, entre elas a de Golfe, que até ao dia 24 enviassem as medidas a aplicar no caso de uma reabertura de algumas instalações desportivas.
Considerando que o referido Grupo de Trabalho estava já a desenvolver um Plano para apresentação ao Governo, considerou-se oportuno aproveitar o trabalho em curso.
O Plano de Reabertura de Instalações de Golfe foi assim enviado ao Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto no passado dia 24 de Abril, conforme documento em anexo, encontrando-se a FPG em contacto com a Secretaria de Estado para esclarecer quaisquer questões que se possam suscitar, bem como a aguardar uma decisão favorável à reabertura das instalações de golfe no início do mês de Maio.
Espero podermos muito brevemente voltar a jogar golfe, conscientes de que um comportamento adequado e responsável dos jogadores será de vital importância para que, depois de reabertas as instalações, possamos continuar a praticar esta modalidade que tanto nos apaixona.
O trabalho em equipa e de forma colaborativa assume hoje uma importância extrema, pelo que contamos com a colaboração de V. Exa. no cumprimento do que vier a ser determinado para a reabertura das instalações de golfe.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Franco de Sousa”
Lisboa, 27 de abril de 2020