Campeonato Nacional de Pitch & Putt – Hugo Espírito Santo pentacampeão e n.º 1 mundial
O jogador da Quinta da Lágrimas venceu pela quinta vez e com isso subiu para n.º 1 mundial da variante. Gonçalo Rodrigues foi vice-campeão e José Gomes campeão net, sendo ambos do Paredes GC
Hugo Espírito Santo venceu pela quinta vez o Campeonato Nacional de Pitch & Putt, cuja 11.ª edição decorreu este fim-de-semana no Guardizela Golf Club, concelho de Guimarães.
Um triunfo que lhe proporcionou a subida de 3.º para 1.º no Ranking Mundial da variante, sob a égide da IPPA (International Pitch & Putt Association). “É algo que nunca imaginei na vida, ser número 1 do Mundo, mas com muito trabalho, crer e perseverança, tudo acontece, pois ‘o sonho comanda a vida’”, disse.
Tal como no triunfo do último domingo no Open de Itália, em Milão, o jogador da Quinta das Lágrimas liderou do princípio ao fim, tendo sido o único jogador que não perdeu para o Par 54. As suas anteriores vitórias tinham acontecido nas três primeiras edições (2009, 2010 e 2011) e em 2013. Desde então foi várias vezes vice-campeão nacional, incluindo nos últimos três anos.
Com voltas de 49-56-57, o conimbricense somou 162 pancadas (Par), recolhendo dividendos do 49 (-5) inaugural, já que Gonçalo Rodrigues, do Paredes Golf Club, fez melhor que ele nas duas últimas voltas, reduzindo a desvantagem inicial de cinco pancadas para três. “Gongas” foi vice-campeão com 165 (54-55-56).
“Foi muito difícil e suada esta conquista, mas o golfe é assim mesmo, uns dias o golfe dá, outros dias tira”, reconheceu o novo campeão nacional, sucessor do seu companheiro de clube Luís Azenha Bonito na lista dos vencedores.
“Foram duas semanas muito intensas e cansativas com muitas voltas no campo (108 buracos), viagens, treinos, que valeram o esforço”, acrescentou. “Agora vou festejar e relaxar muito, mesmo muito. Também estou muito feliz pelos meus dois ex-pupilos, “Gongas” Rodrigues, que se sagrou vice-campeão nacional, e José Gomes, campeão net.”
Arnaldo Paredes (Quinta das Lágrimas) completou o pódio com 168 (54-56-58), seguido de Gonçalo Mendes (57-56-56), de Paredes, e de João Filipe Monteiro, da Quinta das Lágrimas, ambos com 169 (+7).
José Gomes (Paredes) foi o campeão net.
Na fotografia: Hugo Espírito Santo © Vasco Vilhena/GolfTattoo/FPG
Gabinete de Imprensa da FPG
Lisboa, 30 de junho de 2019