Skip to main content
Ángel Ayora conquista 93.º Internacional Amador de Portugal

Ángel Ayora conquista 93.º Internacional Amador de Portugal

Para Ángel Ayora, foi chegar, ver e vencer. O espanhol de 18 anos, natural de Málaga, saiu triunfal na sua estreia no Campeonato Internacional Amador de Portugal em Homens, numa 93.ª edição em que dois atletas da seleção portuguesa terminaram no top-10: Hugo Camelo nos quartos classificados e João Iglésias nos nonos. Vasco Alves ficou no top-25.

Como acontece desde 2011, o palco do Internacional de Portugal foi o campo de Par 72 do Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela, onde Ángel Ayora fez voltas de 68-66-67-71 para somar 272 (-16) e ganhar com seis ‘shots’ de vantagem sobre o inglês Jack McPhail (68-68-70-72), que registou 278 (-10). O irlandês Sean Keeling foi terceiro com 280 (69-69-69-73).
O espanhol – que sucede ao inglês Frank Kennedy na lista dos vencedores – liderava para a última volta com cinco pancadas à melhor sobre McPhail, mas ao fim dos primeiros dois buracos a margem estava já reduzida a uma, porque Ayora começou com bogey-duplo bogey e o britânico com par-birdie. Mas o malaguenho logo se recompôs para jogar os restantes 16 buracos do percurso em grande nível, com -4, fruto de 5 birdies contra 1 bogey.

“Estou obviamente muito contente”, disse Ángel Ayora, vice-campeão nacional absoluto de Espanha em 2022 e membro do Club de Golf La Cañada. “Joguei muito bem e sólido, conseguindo manter a bola baixa face ao vento com que nos deparámos esta semana, A verdade é que não me deixei afetar por nada e saio com um excelente resultado.”

Houve assim uma dobradinha espanhola nos Internacionais de Portugal deste ano, já que a 28 de janeiro a prova feminina tinha sido ganha por Rocío Tejedo, de Valência, batendo no ‘play-off’ a sua compatriota Cayetana Fernandez.

O contingente nacional teve um excelente desempenho na prova masculina. Três dos seis elementos da seleção orientada pelo Treinador Nacional Nelson Ribeiro terminaram no top-25, com destaque para o quarto lugar de Hugo Camelo e para o nono posto de João Iglésias, ambos do Club de Golf de Miramar. Vasco Alves, do Oporto GC, ficou entre os 25.ºs, entre os 120 participantes iniciais.

Pelo segundo ano consecutivo, Hugo Camelo foi o melhor luso na tabela final, mas se em 2022 tinha sido 16.º, desta vez obteve um top-5. Na última volta, tal como na terceira, obteve, com 70 pancadas (-2), o terceiro melhor resultado do dia, só superado neste sábado pelo 68 do holandês Lars Van Der Vight e o 69 do suíço Nicola Gerhardsen. Este foi o dia em que os resultados foram mais altos.

 

“Comecei mal o torneio, com um resultado acima do par e fora do cut provisório, mas consegui desde então subir muitas posições e melhorar dia após dia. Estou orgulhoso, mas sinto que tenho margem para melhorar”, disse Hugo Camelo, que, somando 282 (-6), partilhou o quarto posto com o inglês Will Coxon, o ucraniano Lev Grinberg e o italiano Giovanni Binaghi.

João Iglésias fechou com uma volta de 72 para subir quatro posições, dos 13.ºs para os 9.ºs (onde já se encontrava aos 36 buracos), empatado com o inglês Josh Berry e o sueco Magnus Frederiksen, num trio que totalizou 285 (-3). “Saio animado, porque um top-10 neste torneio é uma conquista enorme e dá-me uma força especial para o futuro”, disse Iglésias.

Vasco Alves também terminou o Internacional de Portugal em bom nível, com um 72 para um agregado de 289 (+1), a proporcionar-lhe uma subida dos 29.ºs para os 25.ºs, a sua melhor classificação no torneio. “Saio com um sabor amargo, porque estive na frente no primeiro dia com um 66, mas tenho muitas coisas boas a retirar desta semana”, afirmou.

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 11 de fevereiro de 2023

Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe

A Federação Portuguesa de Golfe é uma pessoa coletiva de direito privado e de utilidade pública, fundada em 20 de Outubro de 1949, constituída sob a forma associativa e sem fins lucrativos.

Morada

Rua Santa Teresa do Menino Jesus Nº6, 17º andar Miraflores 1495-048 Algés Portugal

Email
Telefone Sede

(chamada p/ a rede fixa nacional)

Redes Sociais

© 2023 Federação Portuguesa de Golfe. Todos os direitos reservados