
Amélia Gabin é 10.ª na tabela de qualificação da Junior Ryder Cup
Na atualização hoje feita da tabela feminina de qualificação da Junior Ryder Cup 2025, Amélia Gabin surge num distinto 10.º lugar. A atleta da seleção nacional e da Associação Cultural e Desportiva da Quinta do Lago está assim a recolher os frutos dos seus bons desempenhos internacionais.
Reservada a atletas mistos do escalão etário de sub-18 anos, a 13.ª Junior Ryder Cup (Europa vs. EUA) vai jogar-se em Nova Iorque entre 23 e 25 de setembro. As partidas de foursomes e fourball serão disputadas no Nassau Country Club, enquanto as partidas de singulares realizam-se no campo Bethpage Black, que será o palco da Ryder Cup entre 26 e 28 do mesmo mês.
Três rapazes e três raparigas vão conquistar lugares na equipa da Europa através de um sistema de classificação ao longo da temporada. Os restantes seis jogadores, para um total de 12, serão selecionados pelo capitão da Europa, o escocês Stephen Gallacher, quatro vezes vencedor no DP World Tour e membro da equipa europeia que venceu, no seu país natal, a Ryder Cup de 2014.
Os jogadores acumulam pontos para a lista de apuramento com base na sua posição final nos eventos amadores de elite selecionados em 2025 e esses pontos serão alocados usando o sistema do Ranking Mundial Amador, feminino e masculino.
Os aspirantes podem competir em até nove torneios, no caso dos Boys, ou 10, no caso das Girls, durante a época para somar pontos, sendo que o total das quatro pontuações mais altas de cada jogador(a) contará para a sua posição final no Ranking.
Os Internacionais de Portugal, em Senhoras e em Homens, foram os primeiros torneios do ano a integrar este processo de seleção da Junior Ryder Cup, seguidos dos Internacionais de Espanha.
Amélia Gabin foi 24.ª no Internacional de Portugal, na Penina, e chegou aos 16 avos-de-final no Internacional de Espanha da última semana no Real Club de Golf El Prat, em Barcelona.
Ao ter ficado entre as 32 melhores em Espanha, a atleta portuguesa subiu nesta quarta-feira 65 posições no Ranking, de n.º 1364 para n.º 1299.
A líder na tabela de apuramento da Junior Ryder Cup é a francesa Louise Uma Landgraf, vencedora do Internacional de Portugal e quarto-finalista no Internacional de Espanha.
A sua compatriota Sara Brentcheneff é a segunda classificada e a espanhola Nagore Martinez a terceira.
A qualificação automática terminará a 16 de agosto, após o The Girls’ e o The Boys’ Amateur Championships, que se jogam sob a égide do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews.
Pedro Figueiredo foi, até hoje, o único português a competir na Junior Ryder Cup. Foi em 2006, no Celtic Manor Resort, País de Gales. Então, tratava-se ainda de um encontro para jogadores sub-16, desenrolando-se em dois dias, com seis partidas de ‘fourball’ no primeiro e outros tantos no segundo.
O ‘match’ terminou empatado a 6 pontos e dessa forma a Europa, que vencera as três edições anteriores, manteve a posse do troféu.
A Europa tem a posse do troféu, ao ter batido os EUA na edição de 2023 em Roma, por 20.5 – 9.5.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 5 de Março de 2025
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe