75 Anos FPG
1949-2024
Fundada no dia 20 de Outubro de 1949, a Federação Portuguesa de Golfe tem como missão a de dirigir, organizar, regulamentar e fiscalizar a prática do golfe a nível nacional, tal como explícito nos seus Estatutos.
A FPG teve como clubes fundadores o Oporto Golf Club, o Club de Golf de Miramar, o Clube de Golf do Estoril e o Lisbon Sports Club, sendo o seu primeiro presidente Ricardo Espírito Santo Silva.
A primeira sede da FPG teve lugar no Clube de Golf do Estoril, havendo então uma lista de 165 praticantes inscritos.
Hoje, passados 75 anos, a modalidade tem mais de 19.000 federados ativos, espalhados por todo o país, registados pelos 113 clubes inscritos na FPG e que praticam a modalidade nos 89 campos de golfe existentes em Portugal.
O golfe é, atualmente, uma modalidade praticada por todos no país, sem distinção, com elevada responsabilidade social, ambiental e económica.
A sua prática tem comprovadas vantagens para a Saúde, sendo recomendada para indivíduos de todas as idades.
O golfe é, orgulhosamente, uma modalidade desportiva com grandes tradições, mas de olhos postos no futuro.
No âmbito das comemorações desta efeméride, terão lugar um conjunto de iniciativas como o lançamento de um conjunto de livretos comemorativos, a produção de um documentário, a emissão especial de um booklet de selos em colaboração com os CTT, a atribuição de distinções, a realização de eventos e até um podcast onde o presidente da FPG entrevistará, ao longo do ano, um conjunto de distintas personalidades.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 14 de março de 2024
Fotografia © Federação Portuguesa de Golfe