
61º lugar em Fancourt para Tomás Melo Gouveia
Tomás Melo Gouveia terminou o “NTT DATA Pro Am” do HotelPlanner Tour (ex-Challenge Tour) entre os 61ºs classificados. O torneio foi realizado em Fancourt (George, na África do Sul).
A quarta e decisiva volta do torneio foi jogada no percurso “Montagu” do Fancourt Golf Estate. Foi aqui que Tomás Melo Gouveia jogou na quinta-feira, marcando então 68 pancadas (-4). Desta feita, contabilizou 73 (+1), depois de ter começado com dois “bogeys” consecutivos. Até final, fez mais dois – nos buracos 11 e 16 -, mas também conseguiu três “birdies” (no 4, 9 e 10).
Com um resultado agregado de 283 pancadas (68+69+73+73, -6), encerrou o evento no grupo dos 61ºs classificados, empatado com os ingleses Will Enefer e Callan Barrow.
Esta performance valeu-lhe um prémio monetário de 1.559,71 euros. A partir de amanhã será o 38º na Ordem de Mérito do circuito, denominada “Road to Mallorca”, perdendo uma posição relativamente ao “ranking” desta semana.
O vencedor foi o sul-africano Wilco Nienaber, que comandou a prova desde o início. Hoje marcou 70 pancadas (-2), terminando com um agregado de -27, sete pancadas menos do que o seu compatriota Jean-Paul Strydom. Foi o seu segundo título neste torneio, que já tinha vencido em 2021, quando a competição se chamava “Dimension Data Pro-Am”. Estes foram os únicos títulos que obteve no HotelPlanner Tour.
A vitória valeu-lhe um cheque de 57.473,21 euros e a subida da 15ª até à segunda posição na “Road to Mallorca”, “ranking” que é liderado por outro sul-africano, Daniel Van Tonder, que terminou em Fancourt entre os 9ºs classificados.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 16 de Fevereiro de 2025
Fotografia © Tomás Melo Gouveia