5.º Torneio do Circuito Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens
O Estela Golf Club, na Póvoa de Varzim, recebeu o 5.º Torneio do Circuito Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens, que contou com muitas dezenas de golfistas de Norte a Sul do País. Uma competição em que a chuva não deu tréguas.
Entre as jogadoras mais velhas, na categoria de sub-18, não houve surpresas. A campeã nacional absoluta, Sofia Barroso Sá, da Associação Quinta do Lago, voltou a vencer, mas desta feita com 148 pancadas, 4 acima do PAR. Gisele Morna, do CG Belas, garantiu o 2º lugar, a 11 pancadas da líder, tendo vencido de novo a classificação Medal Net, com 149 pancadas.
Nas sub-16, foi Ana da Costa Rodrigues quem se destacou, cumprindo as suas expectativas para o torneio. A jogadora de Miramar somou 149 shots e deixou a colega de clube, Luciana Reis, a 12 shots de distância no segundo lugar. Carolina Moutinho Ribeiro, também jogadora Miramar, venceu a classificação Net com 147 pancadas, confirmando o domínio do clube de Arcozelo neste escalão.
Rafaela Pinto, nas sub-14, foi a melhor com um agregado de 176 (+32) pancadas, enquanto Aline Marques, do CG Cantanhede, confirmou novamente a 2ª posição, a 4 shots de diferença, ao registar um total de 180 (+36) pancadas. Mafalda Bandeira, do CG Vale Janelas, com 147 pancadas Net, foi a vencedora da classificação Net.
Tendo jogado em simultâneo com o escalão sub-14, Maria Francisca Salgado, da Quinta do Peru, voltou a vencer entre as sub-12 esta 5.ª etapa do circuito com um agregado de 174 pancadas (+30), tendo inclusivamente apresentado um agregado final abaixo do escalão acima do seu. Já Margarida Alves, do Club de Golf de Miramar, foi a vencedora da classificação Medal Net, com 164 pancadas.
Na prova masculina, disputada pelos sub-18, Pedro Afonso Mendes conquistou uma vez mais o 1.º lugar do pódio, depois de uma competição renhida com João Miguel Pereira. O triunfo foi atribuído apenas no último buraco, onde o jogador do Oporto contabilizou 149 (+5) shots, menos um que o adversário da Quinta do Peru. A classificação Net foi ganha por Guilherme Brehm, do CG Estoril, com 141 pancadas.
Afonso da Costa Rodrigues, do Club de Golf de Miramar, assinou a melhor volta do escalão (74), e venceu com um agregado de 152 pancadas, 8 acima do PAR. Não obstante da chuva que se sentiu hoje com alguma intensidade, conseguiu deixar o 2.º classificado, Pedro Sousa Machado, do Oporto GC, a 5 pancadas de distância. Afonso, conquistou assim o seu 3.º troféu no Drive Tour esta época. Já Hugo Ferreira, do Paredes Golf Club, foi o vencedor da classificação Net, com 150 pancadas.
No escalão de sub-14 foi necessário um playoff para encontrar o vencedor entre Gabriel Sardo (Oporto) e Diogo Rocha (Miramar), após as 154 (+10) pancadas registadas por ambos ao final dos 36 buracos regulamentares. No desempate o jogador do Oporto Golf Club, levou a melhor ao fazer o Par no buraco 18 enquanto o adversário de Miramar não conseguiu evitar o bogey. Esta quinta prova do Campeonato Nacional de Jovens 2021 teve ainda como vencedor da classificação Net, Bernardo Pinheiro, do CG Miramar, com um total de 148.
Entre os mais pequenos, na categoria de sub-12, o troféu foi novamente para Orizonte. Em 5 torneios do circuito, Francisco Reis fez quase o pleno, alcançando a sua 4.ª vitória. Realizando duas voltas muito regulares, Quico somou um agregado de 161 pancadas (+17), deixando o 2.º classificado, Guilherme Grabner Moreira, do Oporto GC, a 9 pancadas. Guilherme venceu ainda a classificação Medal Net com 148 pancadas.
A grande Final Nacional Drive Tour – Campeonato Nacional de Jovens tem lugar no Montado Golf Resort, em Palmela, entre os dias 20 e 21 de novembro.
Gabinete de Comunicação da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 17 de outubro de 2021
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe