Notícias

4º Torneio do Drive Tour foi uma enorme festa do golfe

Houve vencedores que repetiram triunfos obtidos anteriormente neste circuito – os três torneios anteriores tiveram lugar no Algarve (Amendoeira Resort), no Norte (Oporto e Miramar) e no Ribagolfe. Mas também houve quem se estreasse como vencedor. Foram premiados os primeiros classificados “Gross” e “Net” em cada uma das competições.

No escalão de Sub-12 Masculinos, com 13 jogadores em prova, Francisco Reis (Orizonte) confirmou a liderança que tinha no final da primeira volta, mas apenas após a disputa de dois buracos de “Playoff” com Henrique Ferreira da Costa (Miramar), que hoje recuperou três pancadas de desvantagem, terminando ambos os jovens jogadores os 36 buracos com 145 pancadas (-1). No desempate no sistema de “morte súbita”, ambos marcaram PAR no primeiro buraco, mas no segundo o jogador lisboeta impôs-se com um “birdie”. Francisco Reis juntou este título aos conquistados nas três provas anteriores do Drive Tour 2022. O nortenho venceu em “Medal Net”.

Nas meninas a vitória foi para Francisca Ferreira da Costa, que ontem tinha terminado a volta inicial na terceira posição. A jogadora de Miramar fez uma volta de 82 pancadas, terminando com quatro pancadas de vantagem em relação a Margarida Alves, sua companheira de clube, que tinha sido a melhor no dia de ontem. Francisca Ferreira da Costa juntou esta vitória às anteriormente alcançadas em Miramar e no Ribagolfe. Camila Pazos, igualmente de Miramar, venceu em “Medal Net”.

Nos Sub-14 Masculinos Gabriel Sardo (Oporto) conseguiu a sua primeira vitória no “Drive Tour 2022”, voltando hoje a fazer uma excelente volta e terminando com um agregado de 142 pancadas (70+72, -4), com menos quatro pancadas do que Bernardo Tito Martins (Santo Estêvão Golfe), que foi o melhor no Amendoeira. O prémio de “Medal Net” foi para Pedro Castro Mendes (Belas).

Nas Raparigas, Maria Francisca Salgado (Quinta do Peru) repetiu as 79 pancadas de ontem, ganhando por três pancadas a Amélia Gabin (Quinta do Lago). Foi o segundo título para Maria Francisca Salgado, que tinha arrecadado a vitória no Ribagolfe. Em “Medal Net” ganhou Madalena Van Zeller (Ilha Terceira).

Em Sub-16 Masculinos Tomás Afonso Araújo (Miramar) manteve a liderança que tinha conquistado na segunda volta, terminando com um total de 220 pancadas (76+72+72, +1), deixando um trio de segundos classificados a sete pancadas. Foi o primeiro título para Tomás Afonso Araújo. Os três torneios anteriores deste escalão tinham tido como vencedor Rodrigo Marques Santos (Quinta do Peru), que desta feita ficou no 5º lugar. Em “Medal Net” ganhou Pedro Ataíde e Sá (Oporto).

Nos Sub-16 Femininos Inês Belchior (Quinta do Peru) dominou de princípio a fim, conseguindo três voltas sempre abaixo do PAR do campo – 72, 71 e 71. A mais direta rival foi Francisca Rocha (Oporto), que se tinha sagrado vencedora no Ribagolfe e desta feita somou mais 23 pancadas do que Inês Belchior, que juntou este título aos dos dois primeiros eventos. Rafaela Pinto, também atleta da Quinta do Peru, ganhou em “Medal Net”.

Nos Sub-18 Masculinos João Teixeira e Costa (Aroeira) ultrapassou hoje o vencedor do 1º Torneio Drive Tour, Pedro Sousa Machado (Oporto), finalizando com um agregado de 218 pancadas (-1), menos duas do que o nortenho. Foi o primeiro título para João Teixeira e Costa no “Drive Tour 2022”. José Gomes (Oporto) ganhou em “Net”.

A prova Feminina em Sub-18 foi totalmente dominada por Ana da Costa Rodrigues, de Miramar, que terminou com um espetacular agregado de 212 pancadas (70+71+71, -7). Constança Mendonça (Aroeira) foi a segunda classificada, com 225 pancadas. Para Ana da Costa Rodrigues foi o terceiro título, tendo-lhe escapado apenas o do torneio inicial, disputado no Amendoeira Resort. A vitória em “Net” sorriu a Gisele Morna (Belas).

Relativamente ao torneio de Sub-24, não pontuável para o “ranking” do “Drive Tour” (neste escalão não é atribuído o título de Campeão Nacional) Pedro Cruz Silva (Miramar) voltou a fazer um resultado abaixo do PAR do campo, juntando um 70 aos 69 e 72 dos dias anteriores. Terminou com 211 pancadas (-8), menos nove do que Filipe Salazar Sousa (Quinta do Peru). Em “Net” ganhou Gustavo Monteiro (Vilamoura).

As próximas provas do “Drive Tour 2022” realizam-se na Estela (27 e 28 de Agosto) e na Quinta do Vale (8 e 9 de Outubro).

 

Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe

Miraflores, 17 de julho de 2022

Fotografia © Berto Granja / Federação Portuguesa de Golfe