2º Torneio do Circuito FPG no Oporto Golf Club com 123 jogadores em campo
Tomás Bessa e o amador Vasco Manuel Carreira Alves, a jogar em casa, lideram com 67 pancadas (-4), após a conclusão do primeiro dia do 2º Torneio do Circuito FPG, que decorre no Oporto Golf Club. Bastante vento, principalmente da parte da tarde, e “greens” duros dificultaram a tarefa aos 123 jogadores presentes, tendo apenas seis deles conseguido bater o PAR do campo.
Teve hoje início o 2ª Torneio dos cinco que integram o Circuito FPG 2022, com o Oporto Golf Club como anfitrião, e em campo estiveram 123 jogadores, entre os quais 13 senhoras amadoras e 24 golfistas profissionais. Entre estes últimos, destaque para a única senhora presente, Patrícia Brito e Cunha, que hoje regressou à competição após uma ausência de mais do que uma década.
A prova inicial do Circuito foi jogada no Montado Hotel & Golf Resort, nos dias 5 e 6 de Fevereiro. Pela primeira vez na história desta competição (que desde o ano passado passou a integrar também golfistas profissionais) a vitória pertenceu a uma senhora, Sofia Barroso Sá, amadora de apenas 17 anos da Quinta do Lago, que bateu o profissional Tomás Melo Gouveia por uma pancada.
Neste primeiro dia no Oporto Golf Club a liderança geral pertence a dois jogadores. Um deles é o profissional Tomás Guimarães Bessa, que este ano tem competido no “Alps Tour”. Nesse circuito de acesso ao Challenge Tour Tomás Bessa ocupa o segundo lugar na Ordem de Mérito, após uma série de boas prestações, incluindo uma vitória no “New Giza Open”, jogado no mês passado na zona do Cairo, no Egipto.
Hoje, no Oporto Golf Club, fez uma volta de 67 pancadas (quatro abaixo do PAR), com dois “bogeys” (nos buracos 7 e 11) e seis “birdies”, dois deles nos dois últimos buracos (3, 5, 8, 10, 17 e 18).
Também no primeiro lugar está o jogador amador do Oporto Vasco Manuel Carreira Alves (hcp +3,1), que fez sete “birdies” (nos buracos 2, 6, 9, 13, 15, 16 e 18) e três “bogeys” (3, 4 e 7).
Na terceira posição estão empatados dois profissionais, Ricardo Santos e Pedro Lencart Silva, ambos com 68 pancadas (-3).
Neste primeiro dia apenas seis jogadores conseguiram completar a volta com resultados abaixo do PAR. Foi o caso dos quintos classificados, também eles golfistas profissionais, Pedro Almeida e Vítor Londot Lopes, que entregaram cartões com 70 pancadas (-1).
Na classificação de Amadores “Gross”, Vasco Manuel Carreira Alves comanda na competição masculina, seguido por outro jogador do Oporto, Ricardo Neves Garcia, que soma 72 pancadas (+1); na feminina a primeira classificada é Ana da Costa Rodrigues, de Miramar, com 74 pancadas (+3), com Sofia Barroso Sá, da Ass. Quinta do Lago, na segunda posição, com 79 (+8).
Em “Medal Net” o líder entre os Homens é André Nunes, da Quinta do Peru, com 69 pancadas. Nas Senhoras comanda Gisele Morna, de Belas, com 75 pancadas.
A prova conclui-se amanhã (domingo), com saídas consecutivas do buraco 1 a partir das 7h30. A Formação de Honra, com os primeiros classificados, inicia a volta às 14h10.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 2 de abril de 2022
Fotografia © Filipe Guerra / Federação Portuguesa de Golfe