10.º Evian Championship Juniors Cup
Portugal consegue resultado histórico
Francisco Matos Coelho no pódio e seleção nacional na 5.ª posição
Portugal alcançou o melhor resultado de sempre no Evian Championship Juniors Cup, um dos mais prestigiados torneios mundiais para golfistas com menos de 14 anos.
16 países participaram nesta competição realizada no Evian Resort Golf Club com um total de17 equipas mistas de quatro jogadores cada.
Francisco Matos Coelho foi terceiro na tabela individual masculina e a seleção nacional, composta ainda por Leonor Medeiros, Rita Costa Marques e Diogo Mealha, acabou no 5.º lugar empatada com a China, com 25 pancadas acima do par.
“Jogaram muito bom golfe e o quinto lugar é histórico, assim como o terceiro lugar do Matos Coelho. Como equipa foram fantásticos!”, comentou Hugo Pinto, o treinador da FPG que acompanhou os jogadores. “Foi uma grande prestação, estou muito orgulhoso. Quando falamos de formação, falamos em futuro. Neste caso duplamente. O Evian Championship é uma referência e estes jogadores mostraram que o futuro vai ser generoso e feliz.”
Os EUA venceram de forma categórica, com -5. O Japão, que defendia o título, foi vice-campeão a 13 pancadas de distância do país vencedor. A França completou o pódio com +19 e a Holanda foi quarta classificada com +24.
No campo de par-72 do Evian Resort, Francisco Matos Coelho, bicampeão nacional de sub-14 e recém-sagrado campeão nacional de clubes em homens por Vilamoura, subiu ao pódio com um total de 143 (73-72), 1 acima do par. Diogo Mealha foi 27.º, com 164 (83-81), 20 acima do par. A prova masculina foi ganha pelo norte-americano Jackson Van Paris, com -4, seguido do japonês Kyo Morishita (par).
Na prova feminina, ganha pela francesa Lucie Malchiron com -4, Rita Costa Marques (78-78) e Leonor Medeiros (75-81) partilharam o 13.º lugar, com +12.