1.º Campeonato Nacional de Equipas de Pitch & Putt – Pitch & Putt Power vence edição inaugural de alto nível
Chama-se “Pitch & Putt Power” e foi a formação vencedora do primeiro Campeonato Nacional de Equipas de Pitch & Putt, no Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
O quarteto campeão, composto por Hugo Espírito Santo (recém-sagrado campeão nacional e n.º 1 mundial da especialidade), João Filipe Monteiro e João Iglésias, da Quinta das Lágrimas, e por Afonso Rodrigues, do Citynorte, somou o excelente resultado de 193 pancadas (-23) conquistando o troféu com 5 de vantagem sobre o Paredes GC (-18), campeão nacional de clubes 2019 da variante, e que evoluiu com Gonçalo Rodrigues, Pedro Barbosa, Pedro Afonso e Tomás Ribeiro.
A prova jogou-se sábado em 36 Buracos por pancadas (18 de manhã e 18 à tarde). Em cada volta (18 buracos), cada equipa competiu com um par em FourBall BetterBall gross e com dois “singles” em Strokeplay gross. O resultado de cada equipa foi a soma obtida pelo resultado do par Fourball BetterBall e pelo melhor resultado “single” em Strokeplay, obtidos em cada volta pelos 4 jogadores participantes.
Não foi uma vitória fácil para o “team” Pitch & Putt Power. Após a volta matinal, Paredes liderava com nada menos do que seis pancadas de vantagem, em grande parte graças ao grande resultado de Pedro Afonso e Gonçalo Rodrigues nos pares, com 41 (-13). Pedro Barbosa e Tomás Ribeiro estiveram nos singles aproveitando-se para o resultado coletivo o 53 (-1) do primeiro, para um total de -14.
A formação do Pitch & Putt Power, que marcou -8 nos primeiros 18, teve assim de se aplicar a fundo da parte da tarde e conseguiu operar a reviravolta: João Filipe Monteiro e Afonso Rodrigues fizeram 44 (-10) em pares e Hugo Espírito Santo e João Iglésias também fizeram excelentes exibições, com 49 (-5) e 50 (-4), respetivamente, para um total de -15 na volta. Já Paredes concluiu com o score de -4.
A Quinta das Lágrimas foi terceira classificada com 209 (-7), seguida de “OS Cantanhedes” e da Quinta das Lágrimas Júnior, com 214 (-2).
Na fotografia: as equipas campeã (à direita) e vice-campeã
Gabinete de Impressa da FPG
Lisboa, 7 de julho de 2019