Troféu Marisa Sgaravatti
O Troféu Marisa Sgaravatti, competição por países organizada pela ESGLA que reúne as melhores Seniores Europeias, teve esta semana a sua 33ª edição, disputada no Golfbaan Rijk van Nunspeet, nos Países Baixos. Portugal terminou na 10ª posição entre 17 nações.
A equipa representativa da APSGS (Associação Portuguesa de Seniores de Golfe – Senhoras) foi constituída por Paula Saúde (Troia) (“capitã”), Arminda von Kaenel (Vilamoura), Margarida Sampaio (Vila Sol), Madalena Costa Macedo (Belas) e Ana Basílio (ACP).
A prova teve lugar no Golfbaan Rijk van Nunspeet, a Leste de Amesterdão, e levou aos Países Baixos formações de 17 países – para além das representantes da nação anfitriã e de Portugal, estiveram presentes golfistas seniores (com 50 anos ou mais) da Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Suécia e Suíça.
Nos dois primeiros dias as participantes competiram individualmente, em “Stroke Play”, sendo contabilizados diariamente os quatro melhores resultados, por forma a definir os “flights” da fase de “Matchplay”. Com 707 pancadas (351+356, +131), a equipa portuguesa ficou na 10ª posição, empatada com os Países Baixos, e foi integrada no “Flight” C, que incluiu igualmente a formação de Espanha.
Estas três equipas enfrentaram-se ontem e hoje em “Match Play”, para definição dos lugares na Classificação Geral. No final do dia de ontem as três Seleções estavam empatadas, com 5 pontos cada. Hoje foram as espanholas as mais fortes, concluindo esta fase com um total de 12 pontos, garantindo o 9º lugar. Portugal, com 9,5 pontos, ficou na 10ª posição, enquanto as neerlandesas, com 8,5, terminaram em 11ªs.
Após a conclusão da prova, a “capitã” Paula Saúde disse ao Gabinete de Imprensa da FPG que “esta foi uma semana com um ambiente muito bom e um golfe muito desafiante, dado que o campo tem ‘fairways’ bastante estreitos, ‘greens’ com muitas ondulações e as posições de bandeira estavam difíceis”.
Entretanto, enquanto Presidente da Direção da APSGS, um novo desafio está já no horizonte: “Em 2025 esta competição será realizada em Portugal, entre 1 e 4 de Julho. O ‘Troféu’ vai ser disputado na Praia d’el Rey e o ‘Masters’ no West Cliffs”. Portugal irá tentar apresentar igualmente uma equipa de Masters (jogadores com pelo menos 65 anos).
No “Flight” A, que definiu as Campeãs deste ano e juntou as quatro melhores equipas da Fase de “Strokeplay”, ontem a Bélgica derrotou a Noruega, por 3-2; e a Chéquia venceu a Suécia pelo mesmo resultado. Na Final, muito equilíbrio, com a Bélgica e a Chéquia a vencerem dois “matches” cada – no “Play Off” a Chéquia impôs-se logo no primeiro buraco. As terceiras classificadas foram as suecas, que se impuseram às norueguesas por 3-2.
Paralelamente, teve lugar o “X European Ladies’ Masters Team Championship”, para jogadores com pelo menos 65 anos de idade, com a presença de 11 países. A competição disputou-se numa volta em “Strokeplay” individual e depois duas voltas em “Matchplay”.
As quatro equipas que lutaram pelo título tiveram igualmente ontem os “matches” das meias-finais, em que os Países Baixos se impuseram à Bélgica, por 3-1; e a Alemanha bateu pelo mesmo resultado a Suíça (campeã em 2023). Hoje Países Baixos e Alemanha empataram 2-2, com a formação da casa vencer a competição, por o critério de desempate lhe ser favorável. A terceira posição foi para a Bélgica, que derrotou a Suíça por 3-1.
Gabinete de Imprensa da Federação Portuguesa de Golfe
Miraflores, 19 de julho de 2024
Fotografias © Federação Portuguesa de Golfe